Índice
Cada vez mais as áreas naturais sofrem impactos destrutivos, devido às políticas públicas atenderem aos interesses de uma minoria, que lucra com a devastação ambiental.
Nesse contexto, está prestes a ser aprovado pelo Senado o Projeto de Lei 3729/2004, que trata e propõe mudanças no Licenciamento Ambiental.
Essa proposta, após ter sido aprovada na madrugada de 13 de maio de 2021 pela Câmara Federal dos Deputados, está aguardando a aprovação pelo Senado e, se nada for feito, ela irá se tornar lei, favorecendo ainda mais a exploração ambiental.
Leia mais:
Esta PL está sendo considerada pelos ambientalistas como a “Mãe de Todas as Boiadas” já que é mais uma medida que se entrar em vigor se somará às que já existem, intensificando a ampliação de áreas agropecuárias e facilitando a exploração dos recursos naturais do país pelas grandes empresas.
Dentre as alterações que propõe o texto dessa PL, estão:
O PL3729 pode afetar, de forma negativa, as unidades de conservação da natureza e as terras indígenas por favorecer a viabilização de grandes empreendimentos nestas áreas.
O aumento de empreendimentos envolvendo a exploração ambiental trará mais devastação e impactos sobre a biodiversidade.
Veja neste vídeo publicado pelo canal WWF-Brasil, a explicação ilustrada e didática sobre os prejuízos que poderá trazer esse projeto de lei:
Lembrando que quando esse vídeo foi publicado, esse PL ainda não havia sido aprovado pela Câmara Federal dos Deputados, e atualmente ele está prestes a ser analisado pelo Senado.
Para se opor à aprovação desse PL pelo Senado, podemos nos manifestar de várias maneiras:
Nos mobilizemos para evitar mais arbitrariedades em relação à Natureza e para impedir o aumento da destruição ambiental.
Para mais informações sobre políticas públicas desastrosas para o meio ambiente…
Talvez te interesse ler também:
Quem está na boiada de Salles? #NomeAosBois
A porteira da boiada fechou: Ricardo Salles e agentes do Ibama são investigados pela Polícia Federal
Passando a boiada: ministro do Meio Ambiente fecha 3 bases do projeto Tamar
Passando a boiada, dessa vez, manguezais e restinga estão em perigo
Enquanto a Justiça dorme, a boiada do ministro Salles passa e deixa destruição
Categorias: Biodiversidade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER