Índice
Na escola, desde pequenos, aprendemos que a maior e mais importante floresta do mundo é a Floresta Amazônica. Mas você ainda se lembra o porquê?
Ela é tão importante que foi até criada uma data especial para celebrá-la. Anualmente, em 5 de setembro, comemora-se o Dia da Amazônia com o intuito de conscientizar as pessoas sobre o quão importante é a biodiversidade da maior floresta tropical do planeta.
A escolha da data remonta ao ano de 1850, quando o então príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, hoje o estado do Amazonas.
Embora seja importante celebrarmos a Amazônia, sobretudo, porque grande parte dela está em território brasileiro, precisamos ter muito preocupação por ela, visto que vem sendo, há anos, constantemente ameaçada.
O desmatamento e a caça ilegais e o desrespeito aos seus povos originários, cuja cultura preserva a floresta, são algumas das ameaças que provocam efeitos devastadores na fauna e flora da região, causando desequilíbrios locais mas, também, globais.
A área da Amazônia é de cerca de 5,5 milhões de quilômetros e está espalhada por 8 estados brasileiros (Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso) e 8 países da América do Sul (Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador).
A maior parte da floresta está em solo brasileiro, cerca de 60%, seguida por Peru, com 13%. O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.
Vale destacar a importância de sua bacia hidrográfica, que tem aproximadamente 7 milhões de quilômetros de extensão, sendo os principais rios da região: Amazonas (o maior do mundo em extensão), Negro, Trobetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do rio Amazonas).
A Floresta Amazônica atua de forma a dar equilíbrio ambiental para o planeta Terra. Ambientalmente, a sua importância pode ser destacada pelos seguintes fatores:
– variedade de espécies;
– fitoterapia;
– água doce, responsável pelo controle hídrico e climático;
– estoque de carbono;
– capacidade de transferir calor e vapor para outras regiões.
Em geral, as florestas tropicais são biomas muito diversos e, com a Amazônia, não é diferente. Pelo contrário, para se ter ideia, uma em cada dez espécies conhecidas no mundo vive na Floresta Amazônica, o que faz dela a maior coleção de plantas e animais no mundo.
Segundo dados da Wikipedia, até o momento, foram classificadas na região cerca de 40.000 espécies de plantas, 3.000 de peixes, 1.300 aves, 430 mamíferos, 430 anfíbios e 380 répteis. Além disso, um em cada cinco de todos os pássaros no mundo vivem nas florestas tropicais da Amazônia.
É na Amazônia que se encontra a maior diversidade de espécies de plantas da Terra. Especialistas estimam que um quilômetro quadrado da floresta pode conter mais de mil tipos de árvores.
Toda essa riqueza natural levanta a cobiça de muitos empresários, locais e estrangeiros, que querem gerar lucro a partir da floresta, sem o menor cuidado com a sua biodiversidade e com as populações locais.
Por isso, o dia 5 de setembro deve ser uma data para darmos um viva à Amazônia mas, também, para que sejamos cientes das ameaças que ela sofre. Um salve para a Floresta Amazônica!
Categorias: Biodiversidade, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER