Índice
A vida começou ali, se adaptou e disseminou-se em volta deles. No entanto, eles estão cada dia mais ameaçados por uma série de ações predatórias e pelo descuido com suas águas.
Os oceanos são essenciais para o Planeta Terra, e não à toa são reconhecidamente o “pulmão do mundo”. Sua importância é tão grande que, em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio de Janeiro, estipulou-se no calendário anual um dia específico para falar sobre eles. O Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, visa, principalmente, conscientizar sobre a importância deles para todo mundo. E o impacto que eles exercem sobre o Planeta Terra vai muito longe.
Os números que compõe o peso dos oceanos para a vida são gigantescos: eles compõem 71% da superfície terrestre, e respondem por 97% de toda água do mundo.
Boa parte do oxigênio vem deles, por meio da produção realizada pelas algas marinhas. A fotossíntese dos plânctons é responsável pela absorção de grande quantidade de gás carbônico da atmosfera.
Nos oceano existe uma biodiversidade rica e fundamental para toda a humanidade. Eles são grandes reguladores climáticos também: são os oceanos que mais absorvem energia solar, que se transforma em vapor de água e vira umidade. Suas correntes marinhas e circulação atmosférica ajudam na distribuição do calor. A variação de temperatura das águas do oceano provoca diversos fenômemos climáticos, como o El Niño e La Niña.
São muitos os países que utilizam os oceanos em suas economias, por meio da extração de seus recursos e nutrientes, bem como fator relevante para o turismo local e, muitas vezes, fornecedor de enérgia elétrica. Os oceanos movimentam a economia global, por meio do comércio internacional que circula em suas águas.
No entanto, tanta importância não é suficiente para barrar a marcha da destruição que os seres humanos estão provocando, seja por meio da contaminação das águas ocêanicas, exploração ilegal dos recursos naturais, bem como da pesca sem limites, destruição e modificação do habitat, entre outras ações destrutivas.
No Brasil, por exemplo, dados do Greenpeace estimam que apenas 1% das águas marinhas estejam sob proteção. O governo federal aponta que 80% das espécies marinhas exploradas em atividades pesqueiras encontram-se em situação de risco.
Por tudo isso é essencial que a a data seja mote para uma discussão mais ampla sobre a forma como a ação humana está modificando, para pior, a vida ocêanica.
Em 2017, o tema do Dia Mundial dos Oceanos é “Nossos oceanos, nosso futuro“. É chegada a hora de, justamente, discutir que futuro as pessoas pretendem oferecer para as águas.
Por que devemos celebrar o Dia Mundial dos Oceanos? Como sugere a ONU, a lista abaixo contém algumas sugestões para que esta data seja informada, lembrada e celebrada pelo maior número de pessoas possível:
Celebremos sua riqueza, sua beleza e sua promessa de vida para esta e para as gerações vindouras: “nossos oceanos, nosso futuro”!
Um feliz Dia dos Oceanos para você 🙂
FIBRAS SINTÉTICAS: POLUEM OS MARES E OCEANOS CADA VEZ QUE LAVAMOS ROUPAS
OCEANOS EM COLAPSO: EM ATÉ 2050 NÃO EXISTIRÁ MAIS PEIXE
Categorias: Biodiversidade, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER