Índice
Já pensou em um bicho que é um pouco maior do que a palma da mão e pesa 71 gramas? É fácil pensar em vários né? E se dissermos que se trata de um inseto? E o que você diria, se lhe contássemos que existe um animal, vertebrado, que mede incríveis 7.7 milímetros! É sobre esses dois personagens que falaremos a seguir.
Mesmo que você olhe para ele, e fique com medo, o Weta gigante é bastante inofensivo. A imagem desse bichão ficou conhecida mundialmente, graças ao especialista Mark Moffett, um americano muito corajoso, que esteve à caça desse inseto por cerca de dois dias inteiros, no coração de uma ilha neozelandesa. A Nova Zelândia é o habitat natural dos Weta, e o único ponto do globo onde vivem – o descoberto é apenas um, dentre outros, de 70 espécies diferentes. Os Weta gigantes estão, mais exatamente, na ilha Little Barrier.
O grande crescimento desses insetos se dá porque estão em isolamento e sem a presença de predadores naturais, o que resulta em um crescimento incomum – denominado gigantismo –, ao longo do tempo.
“O menor vertebrado do planeta”, por sua vez, é uma rã – Paedophryne amauensis – com seus 7.7 mm de comprimento. Natural da Nova Guiné, o simpático bichinho ganhou o título especial em um artigo especializado, da Universidade de Louisiana.
A descoberta aconteceu ao longo de uma expedição de um trimestre, na Nova Guiné.
Até agora, o menor vertebrado conhecido pelo homem era Paedocypris progenetica, um peixe originário da Indonésia – seu tamanho? 8 milímetros.
Esse título fica a cargo da gloriosa Balaenoptera musculus, a baleia-azul, de 25 metros de comprimento.
Leia também: 5 animais pra lá de estranhos
Fonte fotos: wikipedia.org
Categorias: Biodiversidade, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER