Hoje, 03 de março, é o Dia Mundial da Vida Selvagem, dedicado à flora e à fauna. A data ainda é pouco conhecida pois o World Wildlife Day está em sua segunda edição.
A ONU estabeleceu este dia em 20 de dezembro de 2013. A data, 3 de março, lembra a assinatura da primeira Convenção sobre o comércio internacional de espécies ameaçadas de extinção, que teve lugar no dia 3 de março de 1973, em Washington.
Para o Dia Mundial da Vida Selvagem 2015 nasceu a hashtag #seriousaboutwildlifecrime, para enfatizar o tema central deste ano, que abrange os crimes contra a natureza e a falta de proteção das espécies em risco.
O comércio ilegal da fauna e da flora selvagens é definido como uma forma sofisticada de crime, comparável ao tráfico de drogas ou ao tráfico de seres humanos. A corrupção, o crime organizado e os grupos armados estão envolvidos com o comércio ilegal de espécies em risco de extinção.
A ONU no dia de hoje, pede para reforçarmos as leis contra o comércio ilegal de animais selvagens e sobre os crimes contra a natureza. Empresas e consumidores, por sua vez, podem desempenhar um papel importante, por exemplo, por não importando ou comprando marfim ilegal e ou chifres de rinocerontes.
Os consumidores devem se certificar de que os produtos provenientes dos oceanos ou das florestas tropicais tenham sido obtidos de forma legal e sustentável. A ONU diz que é hora de agir de forma concreta e direta contra os crimes ambientais.
Continuamos comprometidos a respeitar a natureza e os animais, não só hoje, neste dia oficial, mas durante todo o ano, na esperança de que este tipo de iniciativa, organizada internacionalmente, possa pressionar os governos e as autoridades a agirem pela proteção da flora e da fauna em todo o mundo.
Leia também:
Categorias: Biodiversidade, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER