Espécies de rãs e sapos tão estranhas que parecem de mentira


Os anfíbios são animais vertebrados, que durante diferentes fases de vida habitam no meio terrestre e no aquático.

Dentro da família dos anfíbios, podemos encontrar os anuros, que são as rãs e os sapos. Estes animais são caracterizados por ter sangue frio, ou seja, a sua temperatura varia de acordo com a temperatura ambiente.

Espécies mais estranhas de rãs e sapos

Entre as espécies de anuros, existem algumas criaturas que possuem um aspecto peculiar e único, de diferentes regiões do mundo. Algumas espécies são lindas e coloridas, outras são muito estranhas.

São elas:

Rã-arlequim

(Atelopus varius): natural da Costa Rica e do Panamá, tem uma pele colorida as manchas, que alerta os seus predadores da sua toxicidade.

Sapo-de-vidro

(Hyalinobatrachium): habita na floresta da Amazônia, e tem um corpo meio transparente que permite ver o seu batimento cardíaco e o seu interior.

Rã-vietnamita

(Theloderma corticale): encontra-se no Vietnã e na China, tem uma pele com relevo de cor esverdeada e castanha igual ao musgo que é encontrado nos ambientes úmidos das florestas que serve de camuflagem.

Sapo-boi-indiano

(Hoplobatrachus tigerinus): é natural do Continente Asiático, do Afeganistão, do Paquistão e do Nepal. Durante a época de reprodução os machos ficam com uma cor amarela e o saco vocal de cor azulada, para atrair a atenção fêmea.

Sapo-boi-azul

(Dendrobates azureus): pode ser encontrada nas regiões do Suriname e do Brasil, na América do Sul. Destaca-se pelo seu tom azul e pelas manchas pretas, e apesar do aspecto fascinante, é venenosa.

Amazon Milk Frog

A espécie Trachycephalus resinifictrix, conhecida como canuarú ou rã de leite da Amazônia,  é encontrada nas florestas tropicais da América do Sul.

Suas populações são comuns na Guiana, Colômbia, Brasil, Equador e Peru.

Estes anfíbios receberam o nome de “sapo de leite” devido à substância branca pegajosa que secretam através da pele quando ameaçados, sendo altamente venenosa para os predadores.

As rãs de leite são arborícolas e passam a vida em árvores e outras plantas. Estas rãs têm “almofadas” especiais nos pés para ajudá-las a escalar as plantas, e são muito fortes, chegam a suportar até 14 vezes seu peso corporal!

Na natureza, a dieta do sapo do leite consiste em insetos e outros pequenos invertebrados.

Rã zumbi

Também endêmico da Amazônia, em 2021, biólogos encontraram uma rã que deram o nome de “rã zumbi“. Segundo os autores da descoberta, a espécie:

  • emerge da terra apenas quando chove;
  • mede cerca de 40 milímetros de comprimento;
  • seu focinho é pontudo;
  • possui pequenas manchas alaranjadas na pele do mesmo tom.

A espécie foi identificada como Synapturanus zombie sp., pertence ao gênero Synapturanus e foi descoberta na Guiana Francesa e norte do Brasil.

O herpetólogo alemão Raffael Ernst, coautor do estudo sobre a descoberta, publicado na revista Zoologischer Anzeiger, explica:

“Os sons dos sapos machos só podem ser ouvidos após ou durante chuvas forte”.

O Synapturanus zumbi sp. é uma das três espécies do gênero Synapturanus descobertas pela equipe de Ernst.

De acordo com a equipe, os habitats destes animais são de difícil acesso e suas áreas de distribuição são muito pequenas. Além disso, seus sons são bastante difíceis de diferenciar, já que os animais se escondem no subsolo.

Eles parecem de mentira, né?

Conte para nós: você já viu algum deles?

Talvez te interesse ler também:

Flagra: perereca gladiadora ganha prêmio internacional de arte na ciência 

Répteis e anfíbios em risco de extinção em massa: um estudo preocupante 

Adoráveis sapos em miniatura: 7 novas espécies descobertas no Brasil




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...