Índice
Quem é que gosta de ser picado por mosquitos ou pernilongos?
Alguns sofrem menos do que outros, mas é verdade é que, essas criaturinhas chegam a ser insuportáveis!
Para tentar manter longe estes animais, existem uma variedade de truques.
E aqui vai mais um:
É o que foi revelado por um estudo recém-publicado por uma equipe de pesquisa da Universidade de Washington que explica o que leva os mosquitos a escolher quem será o picado da vez.
Pois é, os mosquitos não picam aleatoriamente. Eles são atraídos por cores específicas quando estimulados por cheiros específicos.
Para entender as razões por trás de suas preferências, os pesquisadores do estudo publicado na Nature Communication, responderam a uma das perguntas mais comuns:
Além dos três principais fatores que atraem os mosquitos
há um quarto elemento que pode influenciar no comportamento deles:
Não é apenas nas roupas que esta cor é encontrada, mas também na pele humana.
Independentemente da pigmentação, nossa pele é capaz de emitir um forte “sinal” vermelho-alaranjado para os olhos destes animais.
O neurobiólogo e pesquisador do estudo, o professor Jeffrey Riffell, explica:
“Os mosquitos parecem usar cheiros para distinguir o que está próximo, como presas para picar. Quando eles cheiram compostos específicos, como o dióxido de carbono que emitimos com a respiração, seus olhos são estimulados a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a presas em potencial, levando esses insetos a se dirigirem a eles”.
Leia também:
Os resultados da pesquisa, com base em uma das espécies de mosquitos mais conhecidas, o Aedes aegypti (também conhecido como mosquito da dengue) revelaram:
sem nenhum estímulo olfativo, os mosquitos ignoram possíveis presas, mas depois de sentir o cheiro de dióxido de carbono, eles preferem alguns comprimentos de onda de luz, ou seja, aqueles que correspondem a comprimentos de onda maiores, que o olho humano percebe como
Confirmando essa observação, outro experimento, mostrou que mesmo após sentir o cheiro do dióxido de carbono, os mosquitos continuaram a ignorar cores como verde, azul e roxo, ou seja, aquelas com comprimentos de onda mais curtos.
Agora sim, se você é atacado pelos mosquitos e é do tipo de pessoa que sofre muito com as picadas, pega essa dica para tentar espantá-los!
Talvez te interesse ler também:
A importância dos mosquitos para o ecossistema
Novo método de combate ao Aedes aegypti é descoberto
Pesquisadora brasileira cria inseticida natural que mata o mosquito da dengue
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER