Índice
Mais uma vez, os animais respondendo pela irresponsabilidade humana!
18 girafas que foram importadas da África do Sul estavam vivendo em um ambiente hostil na Costa Verde no estado do Rio de Janeiro. 3 delas morreram depois de tentarem fugir do espaço que estavam.
Os animais teriam tentado fugir do local em que passavam por “adaptação“, no sul do Rio. Elas seriam levadas para o Bioparque do RJ.
Os biólogos estão investigando o que pode ter causado as mortes dessas 3 girafas trazidas da África do Sul. Ambientalistas denunciaram que o espaço era muito pequeno e inadequado para os bichos.
No dia 14 de dezembro, 3 das 18 girafas que estavam no Resort Safari Portobello, em Mangaratiba (RJ), escaparam de onde elas estavam tomando sol.
Elas estavam presas no local há mais de dois meses.
Seis delas derrubaram cercas de madeira e correram para longe do espaço. Horas depois elas foram recapturadas e, à noite, três das girafas que fugiram morreram.
As causas estão sendo investigadas.
O responsável técnico do Bioparque disse que as girafas que morreram não sofreram ferimentos durante o processo de recaptura.
Segundo o biólogo do Bioparque, é possível que um “pico de atividade física” tenha feito os animais desenvolverem doenças “relacionadas ao tecido muscular esquelético”, o que pode ter levado às mortes.
As girafas trazidas da África estavam aprisionadas desde 14 de dezembro. Elas estavam em baias com cerca de 40 metros quadrados para passarem por um período de adaptação.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) disse que vistoriou o espaço antes das girafas chegarem e que constatou que o local estava em boas condições.
O instituto informou ainda, que o resort é licenciado por órgãos competentes e preparado para as necessidades dos animais.
De acordo com o ambientalista Márcio Antônio Augelli, o local onde estão os animais são galpões com chão úmido e cimentado.
Para ele, o local estava inadequado para as girafas, elas estavam presas e vivendo num ambiente sujo.
O Inea se reuniu com representantes do Ibama e do Bioparque para tratar do assunto.
Segundo o instituto, eles estão esperando o laudo da necropsia para poder indicar a causa da morte dos animais.
O Ibama ainda informou que vai apurar as irregularidades cometidas pela empresa que importou os mamíferos.
A liberação, como informou o instituto, também foi dada pelo Instituto Estadual do Ambiente e pelo Ministério da Agricultura.
Mesmo com as tais fiscalizações, o final foi trágico. A morte destas girafas no Brasil, mostra a ineficiência dos órgão ambientais atuantes com relação aos animais trazidos de outros países e, mais ainda, no cuidado com essas espécies tão importantes para a biodiversidade.
Onde vamos parar?
Talvez te interesse ler também:
Tráfico de animais: se há quem vende, há quem compre. Combata esse sofrimento
Como são e vivem as Girafas: Curiosidades, Hábitos, Reprodução e Muito Mais
Acorrentado e sozinho 17 horas por dia: salvemos Shankar do sofrimento
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER