Índice
Uma foto que viralizou recentemente foi tirada por pesquisadores que acompanham e estudam as tartarugas mordedoras, uma espécie de Chelydridae que vive em água doce.
O registro que foi feito nos pântanos de Maryland, nos EUA, mostra um cágado que, após semanas submerso num pântano, apareceu com um complemento inusitado em seu casco após o lago ao lado do local onde estava, ter secado.
O animal passou mais de 2 semanas enterrado no pântano e foi “premiado” com um conjunto de materiais orgânicos do local onde estava, que acabou sendo fixado em seu casco, dando a impressão fazer parte do próprio animal ou sugerindo se tratar de uma árvore que caminhava.
Normalmente, esse tipo de animal se enterra em um local específico e hiberna por um tempo. Alguns se mantêm com a cabeça para fora e outros se enterram completamente, mudando seu metabolismo para não necessitarem de oxigênio, sendo esse um processo que não pode se alongar no tempo, pois apresenta riscos de morte.
Essa espécie procura se esconder antes da chegada do inverno e se camuflam todo ano nesse período.
Se mantêm inertes até o tempo mudar e o interessante é que os cientistas descobriram que esses animais marcam o território onde hibernam, retornando literalmente para o mesmo local, com precisão de centímetros quanto à localização.
A natureza é sempre surpreendente!
Essa tartaruga de água doce (ou cágado) passou semanas tirando uma soneca enterrada na lama perto de um lago… que secou! 👇 🧶
📷 Timothy C. Roth pic.twitter.com/DQoYzM9DTo
— Luiza Caires – jornalista de ciências (@luizacaires3) November 11, 2021
Talvez te interesse ler também:
Tartaruga: animal símbolo da longevidade. Lendas e Significados
Vaca grávida foge de abatedouro e dá à luz em um santuário
Morsa encontrada dormindo em um submarino a centenas de quilômetros de seu habitat natural
Tamanduá-mirim é flagrado no 1º viaduto vegetado em rodovias federais do Brasil
Onça-parda é encontrada dentro de casa, no interior de São Paulo
Hipopótamos de Pablo Escobar, em vez do abate, anticoncepcionais para conter reprodução desenfreada
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER