Índice
Algo inusitado está se passando em Roma: alcateias de javalis estão invadindo as ruas da capital italiana.
Vídeos dos javalis viralizaram na Itália e no mundo. O fenômeno acontece, também, em outras cidades italianas. De acordo com o Instituto Superior de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA), estima-se que haja no país europeu um milhão de javalis – número que ampliou consideravelmente nas últimas décadas.
Segundo estimativas recentes, os javalis estão presentes regularmente em 90 cidades italianas. Além de Roma, eles foram avistados em Turim, Gênova, Trieste, Florença e Bari.
View this post on Instagram
A razão disso, segundo informado pelo Il Post, deve-se à expansão das áreas cobertas por florestas (são quase dois milhões de hectares mais do que em 1990), habitat natural da espécie.
Acredita-se, também, que o aumento das temperaturas invernais tenha favorecido a sobrevivência de mais ninhadas. Nessa época do ano, é comum caçadores fornecerem aos javalis comedouros, favorecendo o crescimento da população da espécie.
Outro fator levado em conta é que o número de predadores naturais de javalis, como lobos e ursos, não aumentou na mesma proporção.
Mas o fator que mais salta aos olhos dos moradores de Roma é a ligação entre os javalis e o lixo urbano.
Os javalis são animais onívoros e de fácil adaptação, por isso, as latas de lixo são locais onde eles facilmente vão em busca de alimentos. Em Roma, há sacos de lixos por toda a cidade rodeados por restos de comida. Isso faz com que os javalis, que têm hábitos noturnos, saiam à caça de alimentos em plena luz do dia.
Os animais também são bastante tolerantes com as pessoas, sobretudo, aquelas que os alimentam – algo que deve ser absolutamente evitado, visto que estes são animais selvagens. O diretor do ISPRA, Piero Genovesi, conta que:
“Em Gênova há um grupo de cidadãos todos os dias que alimentam javalis com focaccias perto do Bisagno [um riacho], provavelmente para tirar suas fotos”.
O problema do lixo e dos javalis em Roma é tão sério que virou debate político:
Non pensate sia arrivato il momento di sedervi a un tavolo e affrontare la questione? @nzingaretti @virginiaraggi pic.twitter.com/vCXTgw79Zb
— Carlo Calenda (@CarloCalenda) September 21, 2021
Via Trionfale, nel cuore di Roma…
Una famiglia di cinghiali passeggia tranquillamente tra le auto e le persone.
Questa sarebbe la “continuità” che la Raggi vorrebbe per la Capitale d’Italia? pic.twitter.com/b2OYRjU6Do— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) September 21, 2021
Não se deve alimentar espécies silvestres com alimentos ingeridos por humanos. Eles têm hábitos distintos dos nossos.
Em casos similares a este que está ocorrendo na Itália, devem ser acionados os órgãos de defesa ambiental.
Nós sempre falamos sobre isso:
Talvez te interesse ler também:
Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?
Como saber se uma espécie não existe mais? Acompanhe o caso do pica-pau que inspirou o desenho
Uma em dois milhões: pescador captura raríssima lagosta azul
Campanha: empresas aéreas deixem os peta viajarem com seus donos
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER