Índice
As minhocas são extremamente importantes para a natureza, pois elas renovam o ciclo de vida, fragmentando matéria orgânica e decompondo micro-organismos para gerar húmus, que enriquece o solo.
Apesar de serem consideradas nojentas para alguns, as minhocas são muito higiênicas e podem ser criadas até mesmo em apartamento, nas composteiras.
Para entender mais sobre a importância do trabalho delas, vamos explicar o que são, como vivem, como se reproduzem e outras curiosidades sobre as minhocas.
Minhocas são seres vivos que se alimentam de matéria orgânica, micro-organismos e terra, contribuindo para gerar húmus que fortalece o solo e nutre as plantas. Além disso, elas ajudam a decompor o lixo que seria destinado a aterros, diminuindo assim a emissão de gases do efeito estufa no planeta.
Por alimentarem-se basicamente de terra, as minhocas são limpas e higiênicas, por isso muitas pessoas estão adquirindo o hábito de criá-las em casa, mesmo em apartamentos, através das composteiras. No entanto, existe o tipo correto de minhoca que pode ser criada para este fim.
As minhocas são chamadas de anelídeos, ou seja, possuem corpos segmentados por anéis. Elas pertencem à ordem Oligochacta que possui mais de 8000 espécies com cerca de 800 gêneros diferentes.
Com relação ao tamanho, é mais comum ver minhocas que variam entre 15 centímetros a 2 metros de comprimento. Porém, algumas minhocas da espécie Microchaetus sp. podem chegar até 7 metros de comprimento com 75 milímetros de diâmetro.
Leia também:
As minhocas são seres bastante curiosos, vamos à lista de curiosidades sobre elas:
Assim como a maioria dos anelídeos, as minhocas vivem em ambientes úmidos, preferencialmente em terra úmida. No entanto, elas também podem ser encontradas na água salgada dos mares e oceanos ou em locais com água doce.
Tá aí o fato mais curioso sobre as minhocas, mas encontramos no site da revista Superinteressante uma forma bem explicadinha de como realmente é a reprodução das minhocas, explicada pelo especialista Paulo César de Paiva, do Departamento de Zoologia da UFRJ:
“1. As minhocas se posicionam em sentido oposto: a “cabeça” de uma fica na altura do “rabo” da outra. O clitelo, um anel descolorido na região anterior do corpo, libera um muco que ajuda a fixá-las nessa posição. Aí, cada uma injeta espermatozoides num órgão específico da outra: uma bolsa chamada espermateca.
2. Depois que elas se separam, o clitelo passa a criar um tipo de casca, parecido com o casulo das borboletas. A minhoca começa a andar para trás, arrastando o clitelo no chão para mover o casulo ao longo do corpo até chegar à cabeça. Nesse “caminho”, ele passa pela abertura feminina, onde recolhe os óvulos, e os leva até as espermatecas.
3. Quando os óvulos (gametas femininos) encontram os espermatozoides (gametas masculinos), rola o momento mágico: a fecundação! A minhoca continua se movendo, até tirar o casulo do corpo. Ele é deixado no solo e protegerá os óvulos fecundados enquanto se desenvolvem, sem qualquer supervisão dos “pais”. O desenvolvimento dos filhotes no casulo pode durar de duas semanas até três meses, dependendo da espécie. Quando saírem de lá, os filhotes já têm corpo adulto”.
Como mencionamos anteriormente, as minhocas alimentam-se de matéria orgânica, micro-organismos e terra. Isso inclui animais mortos, plantas e folhas, os quais acabam virando adubo quando elas evacuam.
O movimento das minhocas debaixo da terra é constante. Com isso, elas fazem com que a terra que está por baixo suba e vice-versa. Fazendo isso, elas formam túneis de ar subterrâneos que deixam o solo mais aerado e nutrido, além de melhorar a circulação de água também.
A nutrição do solo e, consequentemente das plantas, ocorre devido ao húmus que as minhocas produzem quando evacuam. Ao ingerirem matéria orgânica, elas transformam o que sobra em nutrientes e devolvem para a terra. Esse húmus é o melhor adubo para as plantas, pois também age como uma esponja para reter água.
Essa combinação de solo aerado com o húmus produz um solo ideal para o crescimento de organismos, aumentando a fertilidade e facilitando o cultivo das plantas. Além disso, as minhocas arrastam os alimentos para as galerias, limpando o solo de folhas e galhos mortos. Dessa forma as raízes das plantas crescem facilmente.
Apesar de serem úteis para o solo e para as plantas, as minhocas também são exploradas, pois elas acabam sendo ensacadas e vendidas, como se fossem produtos. Veganos não gostam disso e se você é vegano, saiba que dá para fazer composto orgânico sem minhoca!
Talvez te interesse ler também:
A IMPORTÂNCIA DA SOMBRA DAS ÁRVORES: EM VEZ DE AR-CONDICIONADO, DEVEMOS PLANTAR MAIS
JACARÉ: SIMBOLOGIA, SIGNIFICADO NOS SONHOS E IMPORTÂNCIA NA VIDA
COMO VIVEM OS BEM-TE-VIS? CURIOSIDADES E IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER