Índice
Está aguardando despacho do Presidente, o PL 318/2021, de autoria do deputado Paulo Bengtson – PTB/PA que, se aprovado, vai derrubar os avanços conquistados em termos de preservação e proteção animal.
O projeto tem como objetivo declarar a criação de animais para diversos fins, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
O teor desse projeto, por um lado diz que os animais fazem parte da história humana, por outro, trata as atividades que trazem sofrimento animal como algo a ser exaltado como patrimônio histórico.
Dentre as atividades defendidas por esse projeto, e que estão listadas em seu teor para serem consideradas Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, estão:
O que precisamos, de fato, é de criar práticas sustentáveis que possibilitem acabar com tais atividades defendidas e exaltadas por esse projeto de lei, como sendo Patrimônio Cultural Imaterial.
Toda essas atividades, se elevadas a Patrimônio Cultural, darão margem à perpetuação das práticas que alimentam o sofrimento animal e, o que é pior, à outras que são consideradas ilegais, como criadouros clandestinos, comércio de animais silvestres, rinhas, caça e tráfico de animais.
O filósofo e ativista Alysson Augusto fala sobre essa manobra política que visa normatizar e relativizar a exploração e sofrimento animal:
Fica claro que a finalidade dessa lei é defender interesses mercantis, de pessoas que vivem da exploração animal.
Dessa forma, esse projeto de lei tem como objetivo promover a manutenção e o fortalecimento desses interesses, com a justificativa de fazerem parte do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
É fato que, cada vez mais, as pessoas vêm se conscientizando sobre a exploração e a crueldade com os animais por trás de diversas atividades da sociedade humana.
Movimentos vegano, vegetariano e de proteção animal vêm crescendo de forma evidente no Brasil e no mundo, com a finalidade de proteger e preservar os animais das atividades que perpetuam crueldade e desrespeito para com a vida animal.
Por conta disso, tem-se conseguido vários progressos em defesa dos animais.
Nesse contexto, uma forma de somar a esse movimento e ir CONTRA esse Projeto de Lei que representa um retrocesso a todas essas conquistas.
Para ir CONTRA a aprovação desse PL, siga os seguintes passos:
Os animais mais uma vez precisam de nós pois, sem essa união, atividades como rinhas, competições e atrações cruéis envolvendo animais, serão tratadas como algo normal, dando mais espaço à exploração e crueldade, ainda por cima de forma legalizada.
Se ainda não houve mais avanços nas leis brasileiras a favor dos animais, isso se deve ao fato de que existem políticos que defendem a exploração dos animais.
Por exemplo:
Nos juntemos a esta campanha para impedir que essa lei seja aprovada pois, o que os animais precisam é de leis que os defendam e não que contribuam para trazer mais prejuízos a vida deles.
Vamos ser a voz desses animais mostrando nosso repúdio ao PL 318/21, que na realidade visa transformar o abuso e a violência contra os animais, em ações dignas de serem reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Que em vez desse projeto de lei, viabilizem-se outros, através dos quais os animais sejam poupados de serem objetos da ganância e ignorância humana.
Talvez te interesse ler também:
Maus-tratos, agressão, crueldade e morte. Por que a rinha de galo tem apoiadores até hoje?
Lista com animais selvagens e raros busca aumentar mercado de Pet no Brasil
Touradas como Patrimônio Cultural? Ainda bem que a Unesco recusou esse absurdo!
Categorias: Animais
Publicado em 25/02/2021 às 9:09 pm [+]
Já chega.
Publicado em 30/05/2021 às 3:20 am [+]
obrigado por esta informação, as suas mensagens são muito melhores do
que outros.