É um espécime masculino chamado C1, nascido há dois anos e meio no santuário da vida selvagem Tipeshwar, no estado de Maharashtra. O tigre se afastou do santuário em junho passado e desde então vagou pelas florestas, fazendas e rodovias em busca de um lugar para se estabelecer.
Os especialistas acreditam que o animal está procurando um novo território para encontrar presas e companhia, que são escassos devido à destruição de seu habitat natural.
Nos últimos anos, felizmente, o número de tigres aumentou na Índia, mas o mesmo não se pode dizer do habitat que continua a encolher, com uma consequente diminuição na possível presa. Por esse motivo, os tigres são forçados a explorar novos territórios.
Os movimentos do animal são monitorados graças a uma coleira de rádio e mostram um caminho que é tudo menos linear: desde que deixou o santuário, o tigre atravessou sete distritos em Maharashtra e Telangana e até agora as informações de satélite demonstram que ele parecem ter visitado mais de 5.000 locais.
Apesar do longo caminho percorrido, as pessoas nem percebem a presença do tigre, pois o animal permanece escondido na floresta durante o dia e viaja à noite, matando porcos selvagens.
Até o momento, o tigre feriu acidentalmente apenas uma pessoa que teve contato com o animal enquanto descansava no mato.
No entanto, as autoridades da vida selvagem acreditam que é necessário capturar e transferir o tigre para a floresta mais próxima, tanto para evitar futuros acidentes quanto porque a bateria da coleira está acabando e, portanto, pode perder seu rastro muito em breve.
Talvez te interesse ler também:
FOFURA, ESTE MACACO-DA-NOITE É O JUPARÁ, ESPÉCIE SEMEADORA DE CACAU, EM RISCO DE EXTINÇÃO
LOST AND FOUND: ESPÉCIE ANIMAL CONSIDERADA EXTINTA, FOI ENCONTRADA DEPOIS DE 30 ANOS
ENCONTRA UM FILHOTE FERIDO EM SEU JARDIM E DESCOBRE QUE SE TRATA DE UM DINGO, ESPÉCIE EM EXTINÇÃO
Fonte e fotos: BBC News
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER