Índice
Principalmente no Pantanal do Mato Grosso, podemos ter a dita de ver a linda e graciosa ave, conhecida popularmente por Tuiuiú. Essa ave de voo leve e suave, cuidadosa com sua prole, cuja aparência é um misto de cegonha com cisne.
Neste conteúdo vamos apresentar mais particularidades e informações gerais sobre o Tuiuíú, ave-símbolo do Pantanal Brasileiro.
O que será visto a seguir:
A origem do nome Jabiru mycteria e outras denominações desta ave.
O nome científico: Jabiru Mycteria, significa: do tupi = JABIRU = yabi’ru,iambyrú = pescoço inchado, muito grande; e do grego = Mycteria mukter, mukterizo = focinho, nariz, bico.
Esta ave com bico muito grande, de pescoço inchado, além de ser chamada de Jaburu (Jabiru mycteria) ou Tuiuiú, também, é conhecida por outros nomes:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Ciconiidae
Gênero: Jabiru
Espécie: J. mycteria
Nome binomial: Jabiru mycteria
Depois do Condor-Andino, o Jabiru mycteria é a segunda ave da América do Sul com maior envergadura (a distância entre as pontas das asas abertas), que pode chegar a 3 metros.
O jaburu adulto tem as seguintes medidas:
comprimento: 120–140 cm
asas: 2,3 – 2,8 m nas asas
peso: de 4,3 a 9 kg
O Tuiuiú é uma ave pernalta, de plumagem em sua maior parte branca. Tem cabeça e pescoço nus (sem penas) e pretos. O papo, também, é nu e vermelho e suas pernas são pretas.
O Tuiuiú, assim, como a cegonha, voa com seu pescoço e pernas esticados, ao contrário das garças que voam com seus pescoços encolhidos.
Os machos são maiores que as fêmeas, sendo cerca de 25% mais altos que as fêmeas, eles podem chegar à altura de 1,53 m ou até mais.
Eles pesam, em média de 6 a 8 kg, enquanto as fêmeas pesam,em média 5 kg.
O bico mede, em torno de 25 a 35 cm, de cor preta, é largo e forte, comprido e bem pontudo.
Tanto macho como fêmea são parecidos em aparência, diferindo somente na altura.
Por se alimentar basicamente de animais aquáticos, como peixes, moluscos e, também, anfíbios, o jaburu vive em bandos numerosos de sua espécie, próximo aos rios e lagoas.
Por vezes esta ave também se alimenta de insetos, répteis, ovos de aves e pequenos mamíferos, como os roedores.
O jaburu, além de buscar seu alimento em águas rasas, come peixes, que morrem durante períodos de seca, e, assim, dessa forma contribuem para a limpeza dos corpos d’água (rios e lagos).
Na época do acasalamento, o casal se encontra, realizando danças em dueto e batendo seus longos bicos, maiores nos machos do que nas fêmeas.
Nesses momento, a pele vermelha dos papos destas aves fica mais acentuada, devido ao aumento da irrigação sanguínea.
Quando se trata da prole, tanto o papai, como mamãe Tuiuiú, constroem, juntos, um ninho feito de varas para os filhotes.
Na maior parte das vezes, os ninhos são mais profundos do que largos, podem ter até 1 m de largura e 1,8 m de profundidade.
Os ninhos do Tuiuiú são as maiores estruturas construídas por aves no Pantanal.
Os Tuiuiús constroem seus ninhos nas árvores mais altas, que são reutilizados à cada ano, com acréscimo de material, podendo aumentar de tamanho, até atingirem 1,85 m de diâmetro e 70 cm de altura, em média. Há registro de ninho com 3 m de diâmetro.
A distância do solo até o ninho, na árvore, varia conforme a vegetação do local, existem ninhos com altura média de 11 m, embora também, podem ser encontrados com altura de 4 e 25 metros.
Os materiais que o Tuiuiú utiliza para a construção do ninho são galhos grossos, na parte externa, e capins e plantas aquáticas para forrar o seu interior.
A construção do ninho fica tão sólida e resistente que é possível uma pessoa adulta ficar sobre o mesmo.
Os pais Tuiuiús se revezam incubando, por 60 dias, de dois a cinco ovos brancos.
Os filhotes aos 3 meses de idade, saem do ninho.Nas primeiras semanas de vida, os filhotes são acompanhados pelos pais ao saírem dos ninhos.
Os papais Tuiuiús são muito zelosos com sua cria, desde a fase dos ovos até seus filhotes não precisarem mais deles.
Confira outras curiosidades no video abaixo:
https://youtu.be/Y8AHkHks20g
O Jabiru mycteria ou Tuiuiú é comumente encontrado no Pantanal do Brasil e no Chaco Oriental do Paraguai.
Em menor quantidade, o Tuiuiú é encontrado na Amazônia, na Bahia, em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em outros países, desde o México até o Uruguai.
Nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, encontram-se mais de 50% de sua população, a nível geral.
Leia também:
O habitat do jabiru são as margens dos rios e lagos, com árvores esparsas e em outras áreas úmidas, nas quais podem se alimentar de peixes.
Neste vídeo vocês irão conferir toda a magnificência e exuberância do Jaribu mycteria ou Tuiuiú, sobrevoando a linda paisagem do Rio Araguaia.
Apreciem!
Sintam a leveza e a suavidade do voo do Jaribu mycteria, com sua longas asas plainado pelos céus.
Vendo o voo do Tuiuiú, difícil de não querer ter asas, nem que seja na imaginação!
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER