A Heroica Vida do Protetor de Animais: Propósitos, Desafios, Dores e Alegrias. Como Ajudar


Com a Internet, a proteção animal ganhou uma visibilidade muito maior, facilitando a atuação, a mobilização de ajuda e a conscientização pública. Isso certamente trouxe benefícios para a causa animal. No entanto, esses recursos ainda não são suficientes para lidar com a quantidade de abandonos e casos de maus-tratos. O Poder Público não atua de forma adequada, deixando de criar e apoiar órgãos de assistência para esses animais e de oferecer suporte ao trabalho dos protetores de animais.

Entenda a importância de um protetor de animais, conhecendo a vida desse que é um verdadeiro herói.

Protetores de Animais: Heróis de Carne e Osso

Os Protetores de Animais Independentes são heróis de carne e osso, que se dispõem a ajudar e a socorrer os animais, mesmo com vários resgatados e encontrando dificuldades financeiras para lidar com tantos casos que encontram pela frente. Isso faz com que se sobrecarreguem, e por isso é importante que a população colabore com eles.

Embora ajam como verdadeiros heróis, os Protetores de Animais são seres humanos que sofrem, choram, se deprimem, ficam doentes e têm suas limitações. Eles têm suas vidas, trabalham, estudam, têm família ou não, mas se desdobram para se dedicar à causa animal. Eles lutam pela defesa dos direitos dos animais e reivindicam do Poder Público:

Motivação do Protetor de Animais

Quem se dedica à Proteção Animal é movido por um sentimento muito forte, a vontade de ajudar e o amor aos animais, que o motiva a se levantar todos os dias e seguir adiante na causa animal, mesmo quando vem o desânimo!

A gratificação de ver o antes e o depois de um animal socorrido, resgatado e cuidado por ele, com amor e carinho, sendo adotado e recebendo um lar e vivendo com dignidade e muita afetividade, é o maior prêmio e recompensa para quem se dedica à causa animal.

Obstáculos e Desafios do Protetor de Animais

O que dificulta a missão do Protetor de Animais é a ignorância humana e a incompreensão, pois várias pessoas ainda não entenderam que o animal é um ser senciente, sentindo tudo que sentimos: dor, tristeza, alegria, amor; possui sua individualidade e necessidades físicas e biológicas.

A insensibilidade das pessoas também afeta os Protetores que por vezes não têm apoio e não são entendidos pelas pessoas de seu convívio. sendo tratados como exagerados, emotivos, sentimentais e até como loucos.

Aquele que atua na Proteção Animal o faz por saber que os animais, em certas situações, não têm como se defender sozinhos e pedir ajuda, dependem do ser humano para ajudá-los e protegê-los, por isso, mesmo diante do estresse e da dificuldade, o Protetor persiste em ajudar os animais.

Muitos Protetores não têm ajuda do governo e para socorrer animais, em situação de risco, tiram recurso do próprio bolso para alimentar, vacinar e castrar os animais.

Para conseguir mais recursos, os Protetores, realizam bingo, bazar e rifa com a finalidade de arrecadar dinheiro para comprar ração, medicamento, pagar veterinário, produtos de limpeza e outras necessidades.

Os Protetores prestam um grande serviço à sociedade, e, por vezes, não têm o devido reconhecimento e apoio.

Vários protetores ficam endividados, seja no cartão de crédito ou no cheque especial, devido às despesas em clínicas veterinárias, para tratamento do animal, compra de ração ou medicamentos.

Todo Protetor visa encaminhar o animal para adoção, mas, infelizmente, nem sempre isso acontece, pois existem critérios para adoção responsável, como conhecer antes a pessoa, onde mora, como vive, para verificar em que condições o animal irá ficar, pois há pessoas que adotam e acabam não cuidando dele.

Adoções irresponsáveis acabam resultando na devolução do animal ou em outro abandono, o que não ajuda em nada. Por isso, o protetor acaba ficando com muitos animais sob seus cuidados, exigindo espaço e recursos pelos quais ele se sacrifica para obter.

Para continuar cuidando e amparando os animais resgatados, o protetor precisa efetivamente de recursos financeiros para ração, despesas com castração, remédios e vacinas.

O que complica ainda mais a vida de um protetor é que as pessoas o procuram mais para pedir ajuda do que para oferecer ajuda. Eles recebem dezenas ou até centenas de pedidos por dia para socorrer e resgatar animais em situação de risco. Além disso, há casos em que abandonam os animais em frente às suas casas.

Histórias de Alguns Protetores de Animais

Existem muitos protetores e, com as redes sociais, podemos ajudá-los e acompanhar o trabalho deles. Seguem alguns, cada um com sua realidade, projeção na mídia, estrutura e dificuldades, mas todos têm em comum o amor aos animais.

ALESSANDRO DESCO

pits ale

O Projeto Pit’s Ale’s teve início em meados de 2009/10. Antes da criação desse Projeto, Alessandro Desco, junto com familiares e amigos, já havia realizado alguns resgates e, por conta disso, resolveram se organizar para ajudar e acolher mais cães abandonados e vítimas de maus-tratos.

Esse Projeto tem em média 30 animais, mensalmente, hospedados em hotéis e internados em clínicas veterinárias, em sua maioria são cães Pit bulls e alguns SRD.

A missão do Pit’s Ale’s é resgatar, tratar, castrar, reabilitar e direcionar para uma excelente adoção. Esse projeto já realizou mais de 200 resgates de cães das ruas e de tutores que os maltratavam, pois não cuidavam, não alimentavam, mantinham acorrentados 24 horas por dia e/ou espancavam. Foram realizadas cerca de 170 adoções muito bem sucedidas.

A equipe do Projeto Pit’s Ale’s acompanha a história dos seus resgatados, criando um vínculo de amizade com os adotantes.

Como a maioria dos Protetores de Animais, os integrantes Alessandro Desco e a Equipe Pit’s Ale’s, têm jornada tripla, focando no sustento do cães. As despesas para a manutenção do Projeto são muitas e envolvem: alimentação, hospedagem, internações, exames, cirurgias, medicações e socialização.

Os cães resgatados pelo Pit’s Ale’s são de médio e grande porte e consomem aproximadamente 450 kg por mês (aproximadamente, um saco de ração Premium de 15 kg para cada cão).

Para manter essa estrutura, Pit’s Ale’s precisa de doações, além de realizar rifas, bingos, bazares e vender calendários com fotos dos animais. Também é possível contribuir financeiramente através do Pix: pitsales99@gmail.com

projeto pit bull

Alessandro Desco, com Pit’s Ale’s resgata cães SRD (sem raça definida) e de outras raças, mas priorizando os Pit Bulls, por uma série de fatores, tais como:

  • Poucos protetores resgatam Pit Bulls e poucos hotéis de pets os acolhem.
  • A cada dia aumenta o número de Pit Bulls abandonados.
  • Nas ruas, os Pit Bulls correm muitos riscos, devido ao preconceito atribuído a essa raça, tornando-os vítimas de atos de crueldade.

Quem despertou o amor de Alessandro Desco pelos Pit Bulls, com toda a intensidade, foi o Guerreiro, o primeiro cão dessa raça cuidado por ele. Graças ao Guerreiro, nasceu o Projeto Pit’s Ale’s!

GISELLE SARBOUCK PASTORELLO

A jovem Giselle Sarbouck se desdobra entre seu trabalho como advogada e os resgates de animais abandonados e que sofrem maus-tratos, mantém o Cantinho dos Resgatados, onde cuida de cães e gatos, reabilitando-os para adoção responsável.

Para manter o Cantinho dos Resgatados, Giselle precisa de doações de materiais indispensáveis para o tratamento de saúde dos animais e de ajuda financeira. Ela também cuida de uma égua com um problema grave de saúde.

Para angariar fundos para as despesas dos animais resgatados, Giselle realiza rifas com produtos que recebe de doação.

Outra forma de ajudar é conhecer o trabalho dessa protetora, divulgando seus pedidos de ajuda e colaborando de várias formas. Para isso, ela tem um perfil no Facebook: Giselle F.S. Pastorello. Também é possível contribuir financeiramente através do Pix no CPF 34364824801

giselle sarbouk

Giselle Sarbouk e a Pit-bull May

CLAUDIA RODRIGUES

Além dos resgates de animais que realiza, Claudia também atua na conscientização para acabar com o abandono e a falta de respeito para com os animais. Para saber como apoiar seu trabalho, acesse o Facebook dela: Claudia Rodrigues II. Contribuições financeiras podem ser feitas pelo PIX: 042 762 098 89.

FREI ROGERIO CRUZANTONIO

A Ong VivaCão foi fundada em 08/12/2005 pelo Frei Franciscano Rogerio Cruz Antonio, em Pocinhos do Rio Verde, Caldas, em Minas Gerais, após uma grande crueldade que ocorreu com mais de 3000 animais de rua, os quais foram envenenados.

Para mudar essa realidade, Frei Rogério criou a ONG VivaCão, que cuida de cerca de 200 cães ou mais, abandonados na região de Caldas.

A ONG VivaCão precisa de ajuda para quitar o pagamento do terreno, onde os animais recebem amparo e todos os cuidados, além das despesas com alimentação, medicamentos, vacinas e veterinário.

Para apoiar a ONG, existem várias maneiras, como doação financeira por meio do PIX 748.352.387-53, prestação de serviço voluntário, pagamento de vacinas e outras ações.

A captação de recursos financeiros viabiliza a melhoria da estrutura física do local, proporcionando melhores condições para os animais.

Conheça Frei Rogério e a ONG VivaCão neste vídeo onde ele explica melhor como as pessoas podem ajudá-lo nessa missão:

WAGNER SANCOVICH

O Protetor Wagner Sancovich atua há mais de trinta anos na Proteção Animal. Por amor aos animais abandonados e sofridos, ele criou o Abrigo Wagner Sancovich, através do qual resgata, ampara e cuida deles.

O abrigo está localizado em uma região isolada, em Ibiúna – SP, o que dificulta a acessibilidade para obtenção dos recursos necessários. Devido a isso, o protetor Wagner Sancovich está sobrecarregado, tanto fisicamente quanto financeiramente, e precisa do nosso apoio.

Ele cuida, praticamente sozinho, de aproximadamente 100 animais ou mais.

Para ajudar os animais do abrigo, existem várias formas:

  • Doação de ração
  • Serviços voluntários de veterinários solidários
  • Adoção dos animais
  • Prestação de serviços voluntários no abrigo
  • Contribuição financeira para a manutenção do abrigo, através do PIX: wagnersancovich@hotmail.com

Para saber mais sobre o trabalho do protetor de animais independente Wagner Sancovich, assista a este vídeo compartilhado no canal Educação Consciencial :

LANA FACCIOLI

A Protetora Lana Faccioli mora em Praia Grande, SP, e desde que se conhece por gente, atua na Causa Animal. Ela cuida de mais de 80 animais em sua casa, sendo a maioria gatos.

Além disso, trabalha como taróloga há mais de 30 anos. Para conseguir cuidar de seus animais resgatados, ela precisa de ajuda, seja em espécie (rações, medicamentos e outros produtos) ou em dinheiro, principalmente para despesas veterinárias.

Conheça o trabalho dessa protetora através de seu perfil no Facebook: Lana Faccioli. É possível contribuir financeiramente através do PIX – CPF: 151.058.108-13.

lana faccioli

CYNTHIA DE SIMONE

Desde muito nova, Cynthia De Simone tem demonstrado uma grande empatia e sensibilidade para com os animais. No passado, ao resgatar um animal, ela costumava recorrer ao veterinário da ONG UIPA para reabilitá-los. Quando se deparava com animais atropelados ou abandonados, ela utilizava o serviço de táxi-dog, arcando com os custos sem ajuda financeira de ninguém, e os levava para a ONG para receberem atendimento veterinário.

Ela resgatou vários animais e muitos deles foram adotados por ela mesma. Naquela época, não havia tantos meios de divulgação como hoje em dia.

Mesmo após mudar para outra residência, distante da ONG, Cynthia continuou atuando de forma independente na causa animal. Resgatou e adotou diversos animais em situação de abandono e encontrou lares para tantos outros.

Atualmente, ela enfrenta dificuldades, principalmente devido a problemas de saúde e ao fato de ter uma cachorra com pânico de fogos e outros sons barulhentos.

Quem puder ajudar de alguma forma, por favor, deixe um comentário nesse conteúdo, pois ela está sem celular e será avisada.

cyntia simne

TATIANA SANTOS

A protetora Tatiana, que reside em Realengo, no Rio de Janeiro, mesmo com suas responsabilidades como mãe, esposa e dona de casa, dedica-se à proteção animal, resgatando, amparando e cuidando de animais em situação de risco. Além disso, ela promove a divulgação de adoções de animais e daqueles que estão perdidos.

Para obter auxílio com ração, medicamentos e despesas veterinárias, ela compartilha solicitações de ajuda em seu perfil. Portanto, para ajudá-la, basta entrar em contato através do perfil Panizzi M. Tatiana.

thatiana

Tatiana e um de seus resgatados

JANE SANTOS

A protetora de animais independente Jane Santos tem se dedicado de várias formas à causa animal, ela divulga e conscientiza as pessoas através de seu perfil Jane Santos, no Facebook, sobre a importância de respeitar, valorizar e preservar todos os animais, sem exceção. Por isso, tornou-se vegana e também defende essa causa como ativista.

Ela participou do programa Domingo Show da Record, com o segmento SOS Pet, que mostrava o resgate de vários animais.

Em 2023, precisou dar uma pausa na ajuda aos animais devido a dores muito fortes e porque tem os resgatados dela para cuidar. Enfrenta dificuldades, e quem puder ajudá-la pode fazê-lo através do PIX: 259.132.508-18.

Veja neste vídeo, produzido pelo canal Tips da Penny, Jane Santos explicando como as pessoas podem ajudá-la em sua missão de cuidar de seus resgatados.

FLAVIO MUCHIUTTI

O protetor Flávio Muchiutti reside em um sítio na região rural do município de Piedade-SP. Nessa área, ele tem se deparado com vários casos de abandono e maus-tratos de animais. Com a pandemia, a situação do abandono de animais se agravou, e ele passou a resgatar e encaminhar dezenas de animais para adoção. No entanto, atualmente, ele tem vários animais sob seus cuidados e enfrenta dificuldades, pois precisa de medicações antiparasitárias e outros medicamentos para eles. Quem puder ajudar pode contribuir financeiramente pelo PIX: (15) 99682-6105. Para conhecer mais sobre ele e sua dedcação aos animais, acesse seu Facebook: Flávio Muchiutti.

Fonte da Foto: Flávio Muchiutti

Maneiras de Ajudar os Protetores de Animais Independentes

Existem várias formas de ajudar os Protetores de Animais, veja as principais:

  • Doando ração, medicamentos, tapetes higiênicos, fraldas e vacinas para os animais, além de produtos de higiene e limpeza.
  • Ajudando financeiramente para auxiliar com as despesas relacionadas aos animais.
  • Divulgando as campanhas e feiras de adoção que o Protetor realiza.
  • Adotando um animalzinho, resgatado pelo Protetor.
  • Sendo voluntário para cuidar dos animais (banhos, limpeza de ouvidos, corte das unhas, tosa de pelos, administração de medicamentos para os que estão doentes, passeios e limpeza do local mantido pelo Protetor.
  • Colaborando com eventos beneficentes organizados pelo Protetor, para arrecadar fundos para as despesas e cuidados com os animais.
  • Oferecendo um lar temporário para um animal resgatado, a fim de evitar que o local onde o protetor mantém seus animais fique lotado.
  • Ajudando o protetor com seu talento: se você é artista, pode realizar um show beneficente e destinar parte do lucro para ajudá-lo com seus animais; se é jornalista, escreva uma matéria para conscientizar as pessoas sobre como podem colaborar com ele; se é advogado, atue defendendo a causa animal, e assim por diante.
  • Comprando produtos das campanhas dos protetores para ajudar na arrecadação de recursos financeiros destinados às despesas com os animais.
  • Auxiliando o protetor com transporte solidário para resgate e socorro de um animal.

A Importância do Reconhecimento e Valorização dos Protetores de Animais

Este conteúdo tem como objetivo reconhecer e exaltar a dedicação de cada protetor de animais, seja homem ou mulher, jovem ou não, mais famoso ou menos, com muito ou pouco recurso, tendo mais estrutura ou não, que tem mais ajuda ou precisa de mais colaboração.

Os protetores de animais estão espalhados pelo Brasil e são exemplos de humanidade e solidariedade, fazendo a diferença na vida dos animais.

Na verdade, seria necessário muito mais conteúdo para prestar o devido reconhecimento a todos os protetores de animais. No entanto, aqueles que aparecem nesta matéria podem ser considerados como seus representantes.

Nós do greenMe valorizamos esses heróis de carne e osso!

Fontes:

Veja também como Ajudar os Protetores do Rio Grande do Sul devido às enchentes em:

O que Fazer ao Adotar um Pet Traumatizado pelas Enchentes no RS

Urgência em Canoas-RS: Protetora de Animais Pede Socorro por Centenas de Animais em Risco

Como Ajudar as Vítimas Humanas e Animais nas Enchentes no Rio Grande do Sul




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...