Parece a explosão de fogos de artifício, na verdade são os tentáculos de uma água-viva. As imagens capturadas por um grupo de cientistas nas águas do México, são maravilhosas.
A vastidão das profundezas do oceano esconde todo tipo de coisa misteriosa, vivas e não vivas. Pouco antes do novo ano, cientistas a bordo do navio de pesquisa E/V Nautilus, enquanto procuravam por uma “amostra de caranguejo”, capturaram as incríveis imagens de uma autêntica explosão de beleza.
A 1.225 metros de profundidade no arquipélago de Revillagigedo, na Baja California, no México, os pesquisadores tiveram um encontro casual com uma Halitrephes maasi, uma hydrozoa encontrada em águas temperadas e tropicais.
No vídeo abaixo dá pra ver porque essa água-viva se parece com fogos de artifício. “Mas sem as nossas luzes, essa beleza gelatinosa se desliza invisivelmente na escuridão”, lê-se no site do Nautilus, para dar a ideia do quão linda é a ignota beleza da natureza aos nossos olhos.
Atualmente, o projeto em curso está colecionando dados biológicos e geológicos sobre as montanhas oceânicas submarinas desta parte amplamente inexplorada do Pacífico oriental, na esperança de melhor compreender seu papel em um quadro mais amplo.
Este encontro casual é um dos muitos que a missão de exploração já teve a oportunidade de fazer. A ciência é uma disciplina exigente, mas estes são momentos de pura maravilha e descoberta autêntica, que a tornam ainda mais bonita e útil.
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER