Felizmente, a mão humana às vezes intervém na natureza e nos animais não para destrui-los, mas para salvá-los. Leia esta bela história de uma figurinista que ajudou a salvar a vida de uma borboleta-monarca.
Todo mundo conhece a borboleta-monarca (Danaus plexippus) porque ela é o único inseto capaz de fazer uma longa viagem: a cada inverno, ela voa da Califórnia para o México percorrendo quase 5 mil quilômetros.
De cores preta e laranja, estas borboletas podem viver de 2 semanas a cerca de 5 meses, mas, infelizmente, em sua curta vida, elas são cada vez mais ameaçadas por agentes atmosféricos e acidentes de vários tipos.
Mas há histórias que têm um final feliz, como esta que iremos contar agora.
Romy McCloskey, um figurinista e bordadeira encontrou o inseto com uma asa quebrada e decidiu improvisar uma sala de operações em sua casa, com as suas ferramentas de trabalho (coisas que ela normalmente usa para bordar).
Pinça, tesoura, agulha, fio e um cabide e outras coisas mais.
“Eu sou uma figurinista profissional e sei bordar à mão. Para salvar a borboleta-monarca, usei também um palito de dente, uma haste de algodão, um talco em pó. A asa que faltava foi improvisada de uma borboleta morta no meu jardim algumas horas antes. Eu comparei as partes, como se faz em um transplante e, vendo-as parecidas, tentei de todos os jeitos”, conta Romy McCloskey.
A cirurgia foi bem sucedida e, como vemos nessa imagem, a borboleta-monarca está de volta a voar!
Incrível!
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER