Existem realmente poucos animais não-humanos que conseguem passar no teste do espelho, um experimento que foi projetado para provar a autoconsciência dos seres. Cientistas descobriram que as raias-jamantas (Manta birostris – também conhecidas como raia-manta, morcego-do-mar, peixe-diabo ou raia-diabo) são a primeira espécie de peixe capazes de reconhecerem o seu próprio reflexo.
A maioria dos grandes símios, como os chimpanzés e os orangotangos, passam no teste do espelho e até mesmo os elefantes e alguns cetáceos, como as orcas, sabem se identificar. A lista ainda é curta mas a investigação continua e em um experimento recente, a raia-jamanta mostrou-se capaz de superar o teste do espelho.
Parece loucura? As raias-mantas possuem os maiores cérebros entre as espécies de peixes. Elas demostraram curiosidade e um comportamento inteligente no estudo que foi conduzido por Csilla Ari, entre outros pesquisadores da University Of South Florida, e publicado no Journal of Ethology.
Os especialistas observaram as jamantas enquanto elas nadavam em frente ao espelho e notaram que elas começaram a bater suas barbatanas de forma atípica, um comportamento social muito incomum para a espécie. Seria improvável que tais peixes estivessem reagindo como se estivessem em frente a um seu semelhante. De acordo com os pesquisadores, as raias-jamantas estavam se autoreconhecendo.
Conforme explicou Csilla Ari, as respostas comportamentais das raias-jamantas em frente ao espelho indicam uma forte capacidade de autoconsciência, especialmente porque comportamentos semelhantes foram encontrados em outros animais que se reconhecem a si mesmos.
Serão necessários mais estudos para confirmar a capacidade das Manta birostris se reconhecerem e avaliar o comportamento delas, mas de acordo com pesquisadores esta já é uma descoberta muito importante e que demonstra a necessidade de expandir o conhecimento sobre a gama de animais que possuem autoconsciência.
Talvez te interesse ler também:
OS 10 ANIMAIS MAIS INTELIGENTES DO MUNDO
Fonte e foto: http://link.springer.com/article/10.1007/s10164-016-0462-z/fulltext.html
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER