Eles podem ser, em sua maioria, tão pequenos que quase não dá para enxergar. No entanto, representam a importante marca de 97% de todas as espécies existentes no mundo e somam cerca de 1.5 milhão de espécies.
ANIMAIS INVERTEBRADOS – CARACTERÍSTICAS GERAIS
A denominação deve-se ao fato de que os invertebrados não têm coluna vertebral, como os vertebrados.
São heterótrofos, ou seja, precisam se alimentar de outros seres vivos, pois não são capazes de produzir o próprio alimento;
São sexuados – reproduzindo-se, em sua maioria, através de gametas;
Têm respiração aeróbica, o que significa que precisam do oxigênio do ar ou da água para sobreviver.
Mas não é só isso.
A diversidade entre eles é tão grande, que vale a pena conhecer um pouco mais dessas diferenças, singularidades e curiosidades sobre os invertebrados.
DIFERENÇAS ENTRE OS ANIMAIS INVERTEBRADOS
Os invertebrados podem ser classificados em oito filos:
- Poríferos – Possuem um esqueleto feito de um emaranhado de fibras. Sua estrutura lembra uma esponja e eles vivem sempre em ambiente aquático, fixos em rochas e ou outras estruturas submersas. Um bom exemplo de porífero é a esponja do mar.
- Cnidários – Vivem também em ambiente marinho e contam com mais de 11 mil espécies no mundo, atualmente. Esse tipo não possui sistema respiratório, digestivo ou circulatório. Entre os cnidários, estão as hidras, corais e águas-vivas.
- Platelmintos – São vermes de corpo achatado, alguns são parasitas. Eles vivem em ambiente terrestre e aquático. As planárias e a tênia são exemplos de platelmintos.
- Nematelmintos – Também são vermes, mas possuem sistema digestivo completo, com boca e ânus, ao contrário dos platelmintos. Podem parasitar outras espécies, inclusive os seres humanos, e causar doenças. Entre os nematelmintos estão as lombrigas e filárias.
- Moluscos – Esses animais possuem o corpo mole e podem ter também uma concha, como é o caso do caramujo e das ostras. Esse revestimento serve para evitar a perda de água e proteger o corpo desses bichos.
- Anelídeos – São os mais complexos entre os tipos de vermes, por possuírem tubo digestório completo e sistema circulatório fechado. A minhoca é um bom exemplo de anelídeo. Esses seres vivem, geralmente, em ambiente úmido.
- Artrópodes – Se destacam entre os filos por serem bem diversificados e facilmente encontrados em quase todos os ambientes. Os artrópodes contemplam os insetos, aracnídeos e crustáceos, e possuem patas articuladas, exoesqueleto e alguns podem voar.
- Equinodermos – São animais que possuem um endoesqueleto e espinhos salientes. Seu sistema vital é bastante simples, mas eficiente. As estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar são exemplos de equinodermos.
CURIOSIDADES
Além das diferenças, os invertebrados possuem curiosidades bastante interessantes. Conheça algumas:
- Os invertebrados mais inteligentes são os polvos, tendo em vista que seu sistema nervoso é bastante complexo, bem como os seus órgãos sensoriais. Polvos conseguem memorizar, aprender e têm enorme capacidade de resolver problemas;
- As criaturas mais abundantes na Terra são os besouros, com cerca de 250 mil, no total;
- Em uma corrida de invertebrados entre os animais mais lentos, o caramujo ganha da lesma. Enquanto a lesma levaria cerca de 10 horas para atingir 100 metros rasos, o caramujo leva apenas 2 horas e 13 minutos para fazer a mesma distância;
- O caracol faz um único acasalamento na vida. Talvez por isso seja tão longo: doze horas no total;
- Os pernilongos batem as asas mil vezes por minuto;
- A formiga levanta cinquenta vezes o seu peso. Já a abelha, trezentas vezes.
O HABITAT DOS INVERTEBRADOS
Os invertebrados podem ser encontrados em uma vasta gama de habitats.
Existem espécies terrestres, aquáticas e até mesmo parasitas.
Podem viver na terra, na água e no mar, o que os torna bastante adaptáveis, ao contrário da maioria dos outros animais.
ESPÉCIES MAIS REPRESENTATIVAS
Algumas espécies de destaque no universo gigantesco dos invertebrados são as borboletas, as aranhas, as formigas, as abelhas, os polvos, os insetos, as cigarras, os escorpiões e as estrelas-do-mar.
Leia também: POR QUE AS BORBOLETAS TÊM ASAS COLORIDAS?
Há ainda alguns mais desconhecidos, como as anêmonas-do-mar, as cracas e os mexilhões.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER