Índice
No dia 4 de Outubro temos várias datas comemorativas importantes que nos lembram da importância de vivermos em harmonia com a natureza, respeitando os animais e expressando amor à toda manifestação de vida em nosso planeta.
Assim nos ensina São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado nos lembrando do valor essencial da humanidade que é o respeito à vida!
Hoje é um dia para todos os amantes dos animais e da natureza comemorarem. E sendo segunda-feira vamos aproveitar para tirar a carne do prato em homenagem também à Segunda Sem Carne que nessa data, esse ano, vem perfeitamente a calhar!
Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, Itália, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de Outubro, foi um frade católico em seu país de origem.
Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e a simplicidade.
Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e passou a viver para ajudar os necessitados. Fundou a ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou a renovação do Catolicismo de seu tempo.
Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros.
Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.
Na prática de sua espiritualidade e fé cristã, São Francisco de Assis enxergava o belo e o bom nas criaturas e na Criação, em um tempo que o mundo era visto como pecaminoso e mau.
Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes, e amou todas as criaturas, de todas as espécies, tratando-as como irmãos.
Essa visão humanista de Francisco de Assis e sua relação com a natureza e os seres, contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista, que teve suas origem na Itália.
É a data do sepultamento de Francisco de Assis em 4 de Outubro de 1226, na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. O Papa Gregório IX, após dois anos de sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica.
Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.
São Francisco: o Santo padroeiro dos animais que nos ensina empatia e simplicidade
A Oração da Paz ou de “São Francisco de Assis”, é datada de 1912, divulgada em um boletim sobre espiritualidade em Paris, na França e tem autoria anônima.
Em 1916, em Roma, na Itália, esta oração foi impressa em uma folha cujo verso tinha a estampa de São Francisco. Desta associação, e também pelo fato de a mensagem da oração sintetizar os ensinamentos de São Francisco de Assis, ela passou a ser divulgada como de autoria dele.
“Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!”
Em 04 de outubro também se comemora o Dia do Cachorro, e esta data, como vimos anteriormente, é o Dia de São Francisco de Assis.
Por causa da relação de São Francisco de Assis com os animais, os apaixonados por cachorros, utilizam esta data para promoverem atividades em celebração e respeito a eles.
Protetores, instituições e ONG’s, aproveitam este dia de comemoração para fazerem campanhas de adoção responsável e solidária para os cachorros em situação de abandono, além de realizarem consultas gratuitas e cirurgias de castração para cães da população carente, com o objetivo de diminuir a quantidade de cachorros de rua.
Aqueles que têm vontade de ajudar nossos amigos caninos, fiquem atentos às atividades agendadas por ocasião desta data!
O Dia dos Animais é comemorado, mundialmente, em 4 de outubro.
Em 1931, em Florença, na Itália, ocorreu uma importante convenção de ecologistas para tratar da importância e preservação da vida animal em todas as suas formas. À partir de então, nesta data, se intensificaram celebrações e eventos especiais, no mundo inteiro, destinados para este fim.
O 4 de Outubro foi escolhido como o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia comemorativo de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente.
Esta data ressalta a importância que os animais têm em nossas Vidas, destacando a necessidade do respeito e da responsabilidade que cada ser humano precisa ter para com todas espécies de animais.
O Dia dos Animais, por estar associado ao Padroeiro dos Animais, São Francisco de Assis, é comemorado pela Igreja Católica.
Igrejas do mundo inteiro se valem desta data para abençoar os animais.
Em várias paróquias são realizadas missas, com a participação dos animais, acompanhados por seus tutores.
Muitas escolas promovem eventos e projetos para conscientização da importância de proteger, respeitar e valorizar todos os seres que habitam o nosso planeta.
O Dia da Natureza é celebrado em 4 de outubro, mundialmente.
Esta data é destinada a lembrar da necessidade de nós fazermos uso de métodos sustentáveis e práticas conscientes de utilização dos recursos do meio ambiente.
O que constitui os recursos da natureza é o que não é produzido pelo ser humano como: a terra, a água, as árvores, a atmosfera, os animais, etc.
O Dia da Natureza é celebrado em escolas, pelas Secretarias do Meio Ambiente, por ativistas e ecologistas que promovem campanhas, realizam projetos com os objetivos de estimular a população a agir com mais responsabilidade e consciência em relação à natureza e seus recursos naturais.
E, para resumir a essência desta data, lembremos do que já dizia o líder revolucionário da Independência da Índia – Mahatma Gandhi:
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa necessidade.
Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
Bom gente, vimos que o Dia 4 de outubro é um dia MUITO especial, e que temos 4 motivos para celebrar a nossa existência, a nossa vida, respeitando e valorizando a natureza e os animais como São Francisco nos ensinou com seu exemplo de vida e humanidade!
Um feliz dia para todos vocês!
Talvez te interesse ler também:
Campanha: empresas aéreas deixem os pets viajarem com seus humanos
Carne cultivada de laboratório: carne do futuro? Como é feita?
Conexão Mãe Terra – Mãe Natureza: como entrar em contato com nossa origem
Ouriço-terrestre: apesar de ameaçado de extinção, cresce o interesse pela domesticação do animal
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER