Índice
Em uma análise feita pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros (Cenap), do Ibama, há dados que confirmam existir somente 250 animais na Mata, ou seja, 8 em cada 10 onças-pintadas desapareceram, somente nos últimos 15 anos.
Vários fatores são atribuídos ao cenário, como, por exemplo, a questão da ausência de ações do poder público para prevenir ou combater as mortes. A caça é a principal origem do decréscimo populacional de onças-pintadas. São de dois tipos: a predatória – pele, carne e outros, para a indústria e/ou comércio ilegal – e a retaliatória – ou seja, pelo fato de a onça atacar um rebanho, os proprietários rurais acabam matando a onça-pintada.
Como se trata do animal que ocupa o topo da cadeia alimentar do bioma – caçando veados e capivaras, que são herbívoros –, caso sejam extintas, a própria Mata Atlântica seria afetada e correria o risco de desaparecimento em pouco tempo.
Um grande desafio é em relação ao fato de que apenas 50 animais estão em idade reprodutiva, o que dificulta o processo de crescimento da espécie. O alerta já foi publicado até mesmo na famosa revista Science, prestigiada entre o público especializado.
As pesquisas sobre o real status das populações de onças-pintadas na Mata Atlântica serão realizadas em um esforço conjunto da Fapesp e CNPq, provavelmente ainda em novembro de 2014.
É importante destacar que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) já pôs em prática, a partir de 2012, o Plano de Ação Nacional para Conservação da Onça-Pintada.
Talvez te interesse ler também:
A história de Kendall Jones: a cheerleader que há 10 anos mata leões e rinocerontes
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?
10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO
Fonte foto: imagensgratis.com
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER