Maravilhosos e perigosos: os animais mais venenosos do planeta


Há animais que escondem muitos perigos em sua beleza. Conheça algumas das espécies mais venenosas do planeta, mas tenha em mente que na natureza nada é por acaso. Tudo segue um ciclo natural de morte e vida que equilibra os ecossistemas. Apesar de alguns animais serem venenosos, nunca os mate ou maltrate. O veneno é a defesa natural desses animais, e as toxinas nele contidas muitas vezes são usadas em benefício do homem, por exemplo, na fabricação de medicamentos para a cura de diversas doenças.

Phyllobates terribilis

venenosos phyllobates terribilisfoto: wikipedia

É uma espécie de anfíbio consagrada como sendo um dos vertebrados mais venenosos do planeta. Seu veneno é capaz de matar várias pessoas. Mais de 100 toxinas foram identificadas nesse sapo, sendo a mais poderosa a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos. É uma espécie endêmica da Colômbia. O mesmo veneno (embora em concentração menor) pode ser encontrado nas penas do Pitohui, um pássaro venenoso encontrado na Nova Guiné.

Vespa-do-mar (Chironex fleckeri)

venenoso chironex fleckeri

foto: britannica

É uma espécie de cnidário marinho que pertence à classe dos cubozoários. Embora essa medusa tenha um aspecto delicado, ela esconde um veneno mortífero, podendo matar uma pessoa em poucos minutos. A quantidade de veneno que carrega é suficiente para matar 60 humanos adultos. Seus tentáculos podem, ainda, causar ferimentos letais em banhistas. As vespas-do-mar vivem nas águas da costa da Austrália, Nova Guiné, norte das Filipinas e Vietnã.

Conus geographus

venenosos conus geographicus

foto: wikipedia

O veneno desta espécie é extremamente tóxico e capaz de matar um homem, pois contém centenas de diferentes toxinas (conotoxinas, conantochine, etc.) de ação prevalentemente neurotóxica. Acredita-se, porém, que algumas toxinas presentes no veneno deste molusco possam ter grande potencial terapêutico, particularmente como analgésicos, sendo 10.000 vezes mais potente que a morfina.

Leiurus quinquestriatus

venenosos leiurus quinquestriatus

foto: wikipedia

Cobras e escorpiões costumam sempre aparecer em listas de animais peçonhentos. Esta espécie de escorpião é conhecida como “perseguidor da morte”. Trata-se de um aracnídeo que não mede mais de 11 cm, vive nos desertos do Oriente Médio. Alguns testes indicam que com apenas 0,25 mg de veneno, esse escorpião pode matar um rato de 1 kg. Outro dado interessante é que esta espécie pode ter o veneno empregado no tratamento de tumores cerebrais, devido à sua clorotoxina.

Hapalochlaena maculosa

venenosos hapalochlaena maculosa

foto: flickr

Conhecido como polvo-de-anéis-azuis, esta pequena espécie de apenas 12 cm, é linda com seus visíveis anéis azuis brilhantes. Seu habitat é a costa da Austrália. Seu veneno é uma mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina, capaz de matar em poucos minutos vinte pessoas ou um animal do tamanho de um búfalo de 1200 Kg. Por sorte, os acidentes com humanos são raríssimos, pois não há antídoto para o veneno deste polvo.

Talvez te interesse ler também:

DIFERENÇAS ENTRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E ANIMAIS VENENOSOS

COMO EVITAR E TRATAR PICADA DE ESCORPIÃO

ONDE ESTÃO OS 10 MAIORES INSETOS DO MUNDO?

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...