Índice
Quais são os animais mais inteligentes do mundo? Temos que admitir: existem animais que, em determinadas funções, são provavelmente muito mais inteligentes do que os humanos. A ciência está cada vez mais interessada no estudo da psicologia e do comportamento animal, seja dos animais domésticos que dos animais selvagens.
Em suma, os seres humanos não são as únicas criaturas inteligentes da Terra. Aqui estão alguns dos animais que se revelaram muito mais inteligentes do que antes se acreditava.
Foto: Focus
Os golfinhos, com sua sociabilidade, suas habilidades de comunicação e as suas brincadeiras, são amplamente considerados como a espécie mais inteligente em segundo lugar entre todos os animais depois dos seres humanos. Os golfinhos sabem solucionar problemas agudos e complexos, sabem se reconhecer no espelho e têm uma elevada autoconsciência.
Leia também: OS PINTINHOS SABEM CONTAR COMO NÓS
Foto: Fanpop
Os cães têm um pensamento muito complexo e um forte senso de identidade social. Eles são empáticos e até conseguem compreender conceitos abstratos. Não é necessário que um animal, para ser considerado inteligente, deva adquirir as mesmas capacidades do homem. Existem muitos casos de cães que salvam a vida de seus proprietários porque aprenderam rapidamente o que o homem quis ensiná-los.
Leia também: NOVA PESQUISA CONFIRMA QUE OS CÃES ESCUTAM E ENTENDEM AS PALAVRAS
Foto: Luara McAlister
Os gatos sonham, têm recordações e são amestráveis para executar tarefas complexas. A sua inteligência pode exceder a dos cães, embora, fazer comparações entre espécies diferentes não seja muito sensato. Ambos, cães e gatos, têm suas próprias inteligências e quem vive com estes animais de estimação, sabe disso. Já o fato de os gatos terem sido domesticados sem perder a sua liberdade, denota muita esperteza destes animais.
Leia também: GATOS E HOMENS: COMO NASCEU A AMIZADE MILENAR
Foto: Alphacoders
Um estudo recentemente realizado por pesquisadores do Departamento de Ciência Veterinária da Universidade de Pisa mostrou que os cavalos são animais inteligentes e espertos, têm evoluídas habilidades cognitivas e memória de curto prazo. O estudo pela primeira vez demonstra esses aspectos contrários ao que anteriormente era documentado na literatura científica.
Foto: Discovery
Os corvos são animais altamente inteligentes. Talvez você não saiba, mas desde a antiguidade, o homem estuda sua língua e seu comportamento. Os corvos são empreendedores e parecem ter a capacidade multi-tasking. Alguns pesquisadores do Canadá e da Escócia demonstraram que os corvos usam a lógica para entender o ambiente circundante de uma forma que pode exceder a capacidade de alguns grandes macacos.
Foto: Vancouver Project
Os ratos não chegam perto do desempenho das tarefas cognitivas observadas nos seres humanos, mas realmente são muito bem sucedidos em fazer qualquer coisa relacionada à sua espécie. Os ratos são capazes de levar em consideração variáveis que seriam negligenciadas pelo ser humano, antes de executarem determinadas ações. Aqui, um estudo sobre o assunto.
Foto: Inhabitat
Quanto ao mundo dos primatas, os orangotangos e os chimpanzés estão entre as espécies que melhor “imitam” o comportamento humano. Eles têm um sistema de comunicação muito articulado e sabem como usar os objetos obtidos na natureza, para cumprir ações em suas vidas diárias.
Foto: Globe Views
Não é de se admirar que os porcos estejam entre os animais mais inteligentes do mundo. Eles sabem até mesmo usar espelhos para encontrarem seu alimento, e são capazes de enganar seus semelhantes a fim de receberem mais comida, como foi observado pelos autores de um estudo publicado em Animal Behaviour. Além disso, os suínos são capazes de aprender muito rapidamente o que lhes for ensinado.
Foto: Science Daily
Especialistas recentemente têm-se concentrado sobre a avaliação da inteligência dos esquilos e decidiram se aprofundar sobre a psicologia deste animal. Eles então descobriram que os esquilos são capazes de imitar e aprender certos comportamentos de seus pares. Por exemplo, eles aprendem como conseguir comida e como roubá-la aos outros com a finalidade de sobrevivência. Este estudo foi realizado em 2009 por especialistas da Universidade de Exeter.
Foto: Imgur
Elefantes, você sabe, têm uma boa memória. Eles são muito curiosos e capazes de aprender. São empáticos e sabem estabelecer uma relação profunda com o homem. A sua empatia se dá tanto com os seus similares quanto com outras espécies. Alguns elefantes usam ferramentas como paus ou folhas de palmeira para repelirem carrapatos e moscas.
Leia também: CHIMPANZÉS SELVAGENS ADORAM ÁLCOOL: BEBEM USANDO FOLHAS
Fonte foto capa: myworldfacts.com
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER