Chimpanzés bebem álcool, usando as folhas como instrumentos de recolha do vinho da palma. Assim descobriu um grupo de pesquisadores, liderados pelo Dr. Kimberley Hockings, que publicou a descoberta na revista da Royal Society Open Science.
Até hoje, o consumo habitual e voluntário de etanol tinha sido documentado oficialmente apenas por humanos. Mas chimpanzés selvagens em Bossou, na República da Guiné, África Ocidental, adoram o vinho de palma, uma bebida que é obtida a partir da fermentação natural da seiva da palma, graças às leveduras presentes no ar.
A fermentação geralmente termina em cerca de duas horas, transformando a seiva da palma em um verdadeiro vinho aromático e doce, com um teor alcoólico de cerca de 4%. E para beber do vinho, os símios usam uma técnica primária: bebem da folha como se esta fosse um copo.
O “copo” é mergulhado na seiva fermentada, onde é embebido de vinho, para em seguida ser recuperado e levado à boca.
O álcool parece ser apreciado por indivíduos de todas as idades e sexo. E alguns chimpanzés consomem grandes quantidades dele.
“Nós estimamos que alguns indivíduos tenham consumido cerca de 85ml de álcool – explica Kimberley – e demonstraram sinais comportamentais de intoxicação, incluindo sonolência logo depois beber”
Depois dessa, poderíamos dizer que nosso gosto pelo álcool seria uma coisa atávica? Parece realmente que sim!
Leia também: Os animais também usam remédios naturais e se automedicam
Categorias: Animais, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER