Os animais também sentem o eclipse: pesquisadores confirmam


Durante os eclipses solares, os animais também parecem sentir que algo incomum está acontecendo. Durante o eclipse solar total de segunda-feira, 8 de abril de 2024, pesquisadores de uma universidade na Carolina do Norte observaram como os animais de um zoológico no Texas reagiram ao evento astronômico para entender as causas que levam os animais a assumir atitudes incomuns.

 

Animais exibindo comportamentos bizarros, como girafas correndo sem direção aparente e tartarugas acasalando em vez de permanecerem quietas, chamaram a atenção dos etolologistas, biólogos comportamentais.

Diante desses fenômenos intrigantes, um grupo de pesquisadores de biologia da Universidade da Carolina do Norte organizou um projeto para observar os efeitos do eclipse solar sobre os animais no Zoológico de Fort Worth, no Texas. O projeto buscou compreender o que leva os animais a terem comportamentos anômalos durante os eclipses.

Os eclipses solares, especialmente quando totais, são eventos raros e percebidos como tal não apenas pelos humanos, mas também pelos animais. No entanto, esta é uma área do comportamento animal ainda pouco estudada.

Três possíveis causas

Segundo os pesquisadores, há três possíveis causas que poderiam explicar por que os animais parecem ficar nervosos ou se comportar de forma incomum durante os eclipses. Primeiro, o desaparecimento momentâneo do sol pode desencadear comportamentos tipicamente noturnos nos animais. Além disso, a ansiedade causada pela interrupção da rotina e a influência do nervosismo humano também podem contribuir para as reações observadas.

Para entender melhor essas reações, são necessários mais estudos e observações. A raridade dos eclipses torna desafiador coletar dados suficientes para formular uma resposta definitiva. No entanto, essas pesquisas fornecem uma fascinante visão sobre como os eventos astronômicos afetam não apenas os humanos, mas também o comportamento animal. Na verdade, os animais estão muito mais conectados com a natureza do que nós.

Fonte: The Guardian

Talvez te interesse ler também:

Eclipse Solar Total 2024: Significados, Transformação e Novos Começos

Podem os animais prever terremotos como as aves no vídeo da Turquia?

Por que os animais estão andando em círculo?

O urso do pó branco: a verdade sobre o urso que ingeriu cocaína

Dê o nome do ex a uma barata: a polêmica campanha de um zoo

Cabras reconhecem emoções em humanos e amam pessoas felizes (VÍDEO)




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...