Após passar quase 29 anos trancada em uma jaula, a chimpanzé Vanilla finalmente teve a oportunidade de ver o céu pela primeira vez, e sua reação foi verdadeiramente comovente.
Vanilla passou seus primeiros anos de vida em um laboratório de pesquisa biomédica em Nova York, onde os chimpanzés eram comumente mantidos em jaulas no chão, semelhantes a gaiolas de pássaros, com dimensões de 5x5x7. Em 1995, ela foi uma das trinta chimpanzés enviadas para o Wildlife Waystation, onde se juntou a um pequeno grupo familiar.
Em 2019, o Wildlife Waystation fechou, o que resultou na necessidade de realocar quase 480 animais, incluindo 42 chimpanzés. Vanilla foi uma das últimas sete a serem realocadas. Sua família e ela viajaram para a Flórida em um avião da FedEx, graças ao programa FedEx Cares.
Foi necessário o esforço de muitas pessoas dedicadas para tornar possível a mudança de Vanilla e sua família para a Flórida.
Após passar pelo período de quarentena, um processo pelo qual todos os novos chimpanzés do Save the Chimps passam, Vanilla e sua família está sendo introduzida a um dos maiores grupos familiares do santuário. Lá, os animas têm 1 hectare para explorar e a liberdade de escolher onde e como passar seus dias.
Em um vídeo emocionante compartilhado pelos cuidadores, Vanilla é vista saindo da jaula, olhando ao redor com curiosidade e sendo acompanhada por uma sua irmã. Ela expressa amor e felicidade em um abraço caloroso e, em seguida, com olhos extasiados, levanta a cabeça para admirar o novo horizonte.
Graças à associação Save The Chimps, o maior abrigo privado para chimpanzés do mundo, Vanilla foi libertada e se maravilhou com a vida. Tentando traduzir sua emoção em palavras, lê-se no site da associação:
“Na minha primeira vez ao ar livre, fiquei maravilhada com o céu aberto, uma visão que nunca tinha presenciado em minha vida, já que meus antigos lares eram gaiolas. Gosto de explorar a ilha, relaxar e cuidar da higiene com minha família”.
O vídeo viralizou e emocionou milhões de pessoas, desafiando a ideia de que os animais não possuem emoções. Comentários de espectadores destacaram a alegria e a felicidade expressas por Vanilla, agradecendo pelo trabalho árduo da equipe envolvida em sua libertação. Essa emocionante história inspira esperança e destaca a importância de proporcionar uma vida digna e livre para os animais.
Assista Vanilla maravilhada ao ver o céu aberto pela primeira vez:
Foram quase 29 anos de reclusão,pois Vanila nasceu em 22 de julho de 1994. Esse ano vai ter festa! Chimpanzés podem viver até 60 anos em ambiente protegido. Vida longa e livre para você, Vanilla.
Clique aqui se quiser fazer uma doação para que essa ONG mantenha sua missão. Aqui para ver as oportunidades de trabalho e voluntariado com ela. E aqui para adotar um chimpanzé.
Talvez te interesse ler também:
Fascinante! Chimpanzés usam insetos para tratar feridas
Revoltante: Visitantes de zoológico que jogam cigarro para Chimpanzés fumarem
Indignação pelo assassinato de 3 chimpanzés em fuga de um zoo
Dois chimpanzés poderão ter direitos humanos reconhecidos
Chimpanzés selvagens adoram álcool: bebem usando folhas
Félicette: a triste história da gata lançada no espaço
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER