Índice
Tá rolando na Internet uma Petição direcionada ao Ibama e uma imensa mobilização para que a capivara Filó seja devolvida a Agenor Tupinambá. O objetivo dessas campanhas é reverter a situação que foi imposta ao influencer de ser obrigado a entregar o animal ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. Fique por dentro!
A capivara Filó era criada livre, com todo amor e carinho de Agenor. Ela já estava habituada ao convívio com o moço que vive uma vida simples em meio à natureza. Era nítido o vínculo de amor entre os dois.
A separação forçada de Filó e Agenor provocou indignação de todos os que acompanhavam os momentos de convívio entre os dois, gerando muita crítica, revolta e contestação nas redes sociais.
Existe também a preocupação de Filó ter dificuldade de se reintegrar à natureza e de vir a sentir falta de Agenor e daqueles com os quais convivia, ficar vulnerável à caçadores, predadores ou até mesmo morrer de tristeza, porque animais são seres sencientes e sentem a separação daqueles que sentem afeto.
Por todos esses motivos e perigos, a sociedade brasileira está clamando para que FILÓ SEJA DEVOLVIDA PARA AGENOR!
De acordo com a Petição, o Ibama poderá monitorar se Filó terá uma vida adequada e não exposta nas redes sociais. Mas, o mais importante, é que ela possa conviver com Agenor no habitat em que cresceu.
Para apoiar essa Petição assine AQUI
Além da Petição, uma mobilização promovida pela protetora de animais e Deputada estadual pelo Amazonas, Joana Darc, está pedindo para que os internautas divulguem e marquem o presidente Lula, @lulaoficial, para intervir em favor de Agenor e Filó, levando em conta a realidade dos ribeirinhos amazonenses:
@andersonbaraooficiall @Presidente Lula ajude a capivara Filó e o Agenor aqui do Amazonas 🙏🏻💔🫂 . . . . #filó #agenor #capivara #capivarafilo #animal #capivaras #deputadajoanadarc #capivarafilo #manaus #amazonas #autazes #manaus #agenortupinambá #brasil #capivara #triste #capivarafiló #foryou #fy #fyp #agroboy #agenortupinambá #filó #brasil #manaus #amazonas #autazes #andersonbaraooficial #motivation #autazes #manaus #explorar #explore #foryou #Amazonas #CapivaraFiló #causaanimal #AgenoreFiló #deputadaJoanaDarc #agenortupinambá #estadosunidos #matogrosso ♬ som original – andersonbaraooficial
Se você ainda não está a par desse caso, segue um breve resumo:
No dia 18/04, Agenor recebeu uma notificação do Ibama por denúncia e suspeitas de abuso, maus-tratos e exploração contra animais silvestres
No dia 20/04, o deputado federal Felipe Becari divulgou em uma postagem compartilhada também pelos deputado federal, Célio Studart, e a deputada estadual, Joana Darc, anunciando que o Ibama iria permitir que Filó continuasse com Agenor.
Mais tarde, em 20/04, o Ibama se pronunciou dizendo que iria manter a multa e que faria uma investigação completa sobre irregularidades do convívio dos animais silvestres com Agenor.
No dia 26/04, Luisa Mell fez um vídeo abordando a relação da exposição de animais silvestres nas redes sociais com o estímulo ao comércio e tráfico de animais silvestres. E no dia 27/04, ela fez stories explicando os vários ângulos da questão.
Após conversa de Agenor com o presidente do Ibama, foi divulgada no dia 27/04 a entrega de Filó ao Instituto. Neste dia, foi feito um vídeo mostrando a comovente despedida de Agenor e Filó, que foi levada a uma sede do Ibama em Manaus.
O caso que gerou comoção nacional é, de fato, peculiar. Mas entre as críticas e as defesas sobre a manutenção do animal com seu “pai adotivo”, é oportuno ouvir as vozes de quem conhece o estado do Amazonas, e não de quem do alto de seus apartamentos na Av. Paulista, trata o caso como se fosse propaganda burguesa de tráfico de animais silvestres.
Não se trata de uma cobra exótica vivendo em uma grande cidade. E sim, de uma capivara no interior do Amazonas.
A deputada Joana Darc, que vive no Amazonas assim como Agenor, mostra no vídeo abaixo a realidade das comunidades ribeirinhas, convivendo com os animais de forma livre.
Filó vivia livre e Agenor somente compartilhava o mesmo espaço com esta capivara.
@g1noticias24h
O apresentador da Record TV e defensor dos animais Julinho Casares, esclareceu que o caso de Agenor e Filó é bem específico, porque ela vivia livre e não era criada dentro de casa como pet:
@julinhocasares #agenor #capivara #animalsilvestre #filo ♬ som original – julinhocasares
É justo questionar sobre os possíveis malefícios de sua domesticação. Mas algo que chama atenção no caso Agenor e Filó é a defesa de uma concepção que instiga a segregar os animais silvestres como se estes não pudessem conviver livre e amigavelmente com os humanos e vice-versa, ou como se não pudessem desenvolver sentimentos um pelo outro.
E você? O que pensa a respeito dessa questão?
Fontes:
Para mais conteúdos sobre animais leia:
A intervenção do homem na recuperação de animais silvestres é positiva?
Justiça Federal suspende exportação de animais vivos em todos os portos do Brasil
Projeto prevê prisão de 2 a 5 anos para quem usar animais em circos
O que fazer se você encontrar um animal silvestre na sua casa
A linda história de amizade entre um homem e uma raposa selvagem
Categorias: Animais
Publicado em 29/04/2023 às 8:50 pm [+]
A capivara deve voltar para Argenor. Ele cuidava com carinho. Porque o Ibama não multa quem matou a mãe da capivarinha?.queremos a capivara com argenor