Índice
E a história continua… O influenciador Agenor Tupinambá, 23 anos, conhecido por postar em suas redes sociais momentos com a capivara Filó, ao contrário do que havia sido anunciado anteriormente, acabou tendo que entregar o animal ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ontem, quinta-feira, 27.
Sete dias atrás foi anunciado que Filó iria continuar com Agenor. Noticiamos os detalhes desse anúncio em:
No entanto, o anúncio não correspondia à realidade e o Ibama exigiu a entrega de Filó, que foi separada de Agenor. Muito triste isso!
Em seu Instagram, Agenor fez um post de despedida para Filó:
Ver essa foto no Instagram
Agenor Tupinambá e Filó foram de Autazes, onde ele vive, à Manaus, onde a capivara será assistida pelo Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que possa ser reintegrada à natureza.
Os vídeos a seguir mostram Filó sendo levada por Agenor para ser entregue ao Ibama:
@amazonenseraiz Filó sendo levada pelo IBAMA 💔🥺 #filó #agenor #amizadeverdadeira #amor ♬ Train Wreck – James Arthur
@noticiasmaisposta Agenor chora com capivara Filó no colo em voo para entregá-la ao Ibama #agenortupinamba #capivara #ibama #luisamel #noticias #agenortupinambá #animaisselvagens #filocapivara #animais #fy #fyp #foryou ♬ som original – NOTICIAS+POSTAGENS
Recentemente um vídeo circulou na internet, mostrando a participação de Agenor, ano passado, em um rodeio no meio de outros que perseguiam um porco.
Este vídeo também foi divulgado pela famosa ativista e defensora de animais, Luisa Mell, que é contra rodeios e faz conscientização sobre isso.
Tal postagem aumentou a polêmica sobre o caso Agenor e Filó e levantou oposição de vários ativistas pelos animais.
Como esclarecimento ao caso, Agenor fez a seguinte postagem:
Ver essa foto no Instagram
Um caminho que poderia ser adotado pelo Ibama, e também pelos protetores de animais que condenaram Agenor, seria a conscientização ao invés da punição.
Por mais que o Ibama tenha justificativas para isso, nesse caso é bom recordar que além da racionalidade e da “justiça”, existe um animal inocente que não tem nada a ver com o impasse.
Lembremos também do amor e do companheirismo que pode existir entre um ser humano e um animal. Quem convive entende bem como é esse vínculo e sentimento.
Sentimos muito por essa decisão do Ibama e pela separação forçada de Agenor e Filó! Mas e você? O que achou da nova decisão?
Fontes:
Para mais conteúdos sobre a convivência com animais veja:
Crocodilo Pocho: Uma história para nunca duvidar do amor dos animais
Por que o ser humano está cada vez mais preferindo os animais?
Marido diz à esposa: Eu ou os cachorros? E ela fica com os cachorros
Nossa homenagem a Jesse Koz e Shurastey que viveram e morreram como heróis!
Padre que ajuda animais de rua em Pernambuco, vira protagonista de série na Netflix
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER