Índice
Pássaros venenosos? Você sabia que existem? Pois em Papua Nova Guiné, cientistas descobrem que duas espécies passeriformes são venenosas.
A descoberta é nova relativamente, pois que pássaros podem ser venenosos, já se sabia há muito tempo. As duas espécies da ilha oceânica contêm batracotoxina, uma neurotoxina encontrada nas esplêndidas e letais rãs-douradas (Phyllobates terribilis) que vivem nas Américas.
Leia mais: Maravilhosos e perigosos: os animais mais venenosos do planeta
Trata-se de um veneno tão poderoso que pode matar um homem com apenas um toque, por isso, essa é a toxina usada nas flechas de algumas tribos indígenas. Mas as duas aves da Nova Guiné são muito menos tóxicas do que os mortíferos anfíbios… você já vai saber o porquê.
As duas espécies de aves foram descritas como venenosas por uma equipe internacional de pesquisa liderada por cientistas do Museu de História Natural da Dinamarca e da Universidade de Copenhague.
Os pesquisadores se infiltraram no coração da floresta tropical da Nova Guiné e posicionaram algumas redes para capturar e analisar as aves locais. Assim, descobriram que duas espécies comuns: o assobiador-regente (Pachycephala schlegelii) e o assobiador-de-pescoço-vermelho ou sineiro-de-pescoço-vermelho (Aleadryas rufinucha) possuem o mesmo veneno do maravilhoso pitohui-de-cabeça-preta (Pitohui dichrous), o passeriforme que vive na selva de Papua Nova Guiné e é considerado uma das aves mais venenosas do mundo.
Esse é o Pitohui dichrous:
Hooded Pitohui (Pitohui dichrous)🐦🦜🕊️🎵❤️☠️☠️ pic.twitter.com/BjnHiXNQm3
— World birds (@worldbirds32) August 19, 2022
“Ficamos realmente surpresos ao descobrir que essas aves são venenosas, já que nenhuma nova espécie de ave venenosa tinha sido descoberta em mais de duas décadas. Particularmente porque essas duas espécies de aves são tão comuns nesta parte do mundo”, disse Knud Jønsson, pesquisador-chefe em um comunicado à imprensa.
“A toxina é do mesmo tipo encontrada em sapos. É uma neurotoxina que, ao forçar os canais de sódio no tecido muscular esquelético a permanecerem abertos, pode causar convulsões violentas e, por fim, a morte”, explica.
A toxicidade dos pássaros é desenvolvida através da dieta, provavelmente por consumirem insetos portadores da batracotoxina. Ou seja, esses animais não apenas desenvolveram uma imunidade aos efeitos da neurotoxina extremamente perigosa, como conseguem acumulá-la em seus próprios tecidos e penas, tornando-se aves efetivamente venenosas.
Essas são as duas espécies descobertas: a Pachycephala schlegelii e a Aleadryas rufinucha.
Una expedición a la selva de Nueva Guinea por parte de investigadores de la Universidad de Copenhague descubre dos nuevas especies de aves venenosas. Se trata del pájaro campana de nuca rufa (Aleadryas rufinucha) y el silbador regente (Pachycephala schlegelii), que tienen en sus… pic.twitter.com/q02AnXmLy0
— Enrique Coperías (@CienciaDelCope) April 3, 2023
Os cientistas testaram neles mesmos os efeitos tóxicos do veneno presente nessas aves. As penas provocam fortes lágrimas e sensação de desconforto no nariz. Não são mortais como a batracoxina encontrada nas rãs-douradas. A quantidade é menor, mas fica a dica para o pessoal que adora tocar em tudo o que é bicho e planta.
Existem muitas plantas lindas e venenosas assim como animais fofinhos e aparentemente inócuos como os passarinhos.
Na natureza nada se toca! Aprenda isso!
Leia os detalhes da pesquisa Multiple mutations in the Nav1.4 sodium channel of New Guinean toxic birds provide autoresistance to deadly batrachotoxin publicados na revista científica Molecular Ecology.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Animais, pedras e conchas: da praia nada se toca e nada se leva. É crime!
As medusas (águas-vivas) mais venenosas do Brasil e do mundo
Lonomia obliqua: lagarta venenosa que pode matar uma pessoa
100% brasileira: essa é uma das serpentes mais venenosas do mundo
Comendo cobra-coral: o gambá é imune ao veneno de muitos animais peçonhentos
Categorias: Animais
ASSINE NOSSA NEWSLETTER