Índice
Uma espécie rara que acreditava-se estar extinta nas terras da Nova Guiné desde 1970, reapareceu em Papua, na Indonésia. Através de exames genéticos realizados por pesquisadores, houve a confirmação que se tratava do cão-cantor.
Segundo informações publicadas pela Science, os especialistas acreditavam que os últimos indivíduos desta espécie eram os que estavam em cativeiros.
Existem apenas de 200 a 300 cães cantores preservados em cativeiro, vivendo em centros de conservação.
A boa notícia veio quando surgiram fotos de um animal de porte médio e pelos bronzeados, andando em uma região montanhosa, próxima à uma mina de ouro em Papua, parte ocidental da Indonésia, uma grande ilha ao norte da Austrália.
Ao saber da existência desse canídeo, os pesquisadores realizaram análises genéticas no animal e descobriram se tratar do cão-cantor-da Nova-Guiné (Canis lupus hallstromi)
Essa espécie foi descrita pela primeira vez em 1897 e chamou a atenção por sua vocalização sui generis, uma “mistura de uivo de lobo com som de canto de baleia”, conforme foi descrito na época.
Os cães selvagens das Terras Altas se assemelham em aparência, comportamento e hábitos com os cães-cantores-da Nova-Guiné que vivem em cativeiro. Testes genéticos confirmaram o parentesco deles.
Sobre a relação genética desses canídeos, a Dra. Kylie Cairns, bióloga conservacionista do Center for Ecosystem Science da University of New South Wales, declarou:
“Testes de DNA detalhados confirmaram que o cão-selvagem-das-Terras-Altas é um ancestral direto do cão-cantor-da-Nova-Guiné.”
Ambos os canídeos são parentes genéticos próximos do dingo australiano, formando sua própria linhagem, diferente de qualquer outra no mundo.”
Veja neste vídeo, do canal Record News, a notícia da descoberta de um representante dessa espécie vivendo na Natureza na Indonésia:
Vendo esse cachorro, dá vontade de afofar. Mas é bom avisar que ele é selvagem e não dá para tratá-lo como um animal de estimação.
Os motivos por que não é aconselhável manter o cão-cantor como pet em ambiente doméstico, são:
O reaparecimento do cão-cantor-da-Nova-Guiné possibilita o aumento dessa espécie e o fortalecimento de sua linhagem.
Que mais cães.cantores reapareçam na natureza! Viva a biodiversidade!
Talvez te interesse ler também:
Tráfico de animais, um crime perverso sustentado por você!
Lobo-guará: ameaçado de extinção, agora é a vez de preservar a espécie
Pare de odiar as pombas! Especialistas advertem para que deixemos de tratá-las como pragas
Categorias: Animais em extinção, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER