Os leões são animais aos quais o homem tem profunda admiração, símbolos de força e coragem, a ponto de serem chamados de reis da floresta, graças à aura orgulhosa que contribuiu para torná-los protagonistas de histórias, lendas e obras cinematográficas, como O Rei Leão.
Não é por acaso que o longa-metragem venha conquistado o público mundo afora. Pena que tanta admiração por esse animal extraordinário não se traduza em respeito também na vida real.
Basta dizer que há 25 anos, quando a Disney lançou seu primeiro Rei Leão, o número de espécimes africanos era quase o dobro de hoje: na verdade, caiu 43%, conforme relatado pelo Fundo Mundial pela Natureza (WWF, na sigla em inglês) por ocasião do Dia Mundial do Leão.
Por esse motivo, na estreia de sua obra-prima, a Disney decidiu lançar uma importante campanha de conservação global chamada “The Lion King Protect the Pride“.
Na ocasião, a Disney doou US $ 2 milhões ao Lion Recovery Fund (LRF, um fundo para a recuperação dos leões) da Wildlife Conservation Network (WCN) e seus parceiros, com o intuito de proteger os leões e outros animais silvestres, incluindo os habitats onde precisam viver.
A empresa incentivou que todos contribuíssem com uma campanha para alcançar US $ 3 milhões. Para isso, as pessoas podiam comprar os brinquedos dos protagonistas, Simba e Nala, em edição limitada, na loja on-line ou em algumas lojas da Disney. Outra forma de aderir é participando atividades especiais ou comprando o livro “A arte e os bastidores de O Rei Leão”, publicado pela Disney Publishing Worldwide.
Não apenas a Disney se mobilizou: a Avaaz também lançou uma petição para coletar assinaturas em prol dos leões. A proposta da Avaaz, também apoiada pela ONU, consiste em envolver grandes empresas como a Disney na doação de pequena parte de suas receitas em favor de projetos de proteção a animais em risco.
Ao assinar a petição “Salve o Rei Leão e o Círculo da Vida”, as chances de aceitação da Disney, e consequentemente de outros gigantes, aumentam dramaticamente. Belas iniciativas que podem salvar os leões, e outros animais, da extinção.
Talvez te interesse ler também:
AGORA ESTÁ PROIBIDO O COMÉRCIO DE FILHOTES DE ELEFANTE PARA ZOOS E CIRCOS
EUROPA PEDE PELO FIM DO COMÉRCIO DE MARFIM PARA PROTEGER OS ELEFANTES
IMAGENS TERRÍVEIS DE LEÕES MALTRATADOS, CRIADOS PARA SEREM ACARICIADOS POR TURISTAS
Categorias: Animais em extinção, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER