Índice
Quem tem a oportunidade de avistar uma ave como o flamingo fica encantado: eles são grandes – podendo chegar até 1,5 metro de altura – com asas enormes, cauda curta e coloração variando entre avermelhado e rosa. Atualmente, este tipo de ave está em extinção no Brasil. Conheça abaixo dez curiosidades sobre os flamingos.
Flamingo é uma espécie em extinção no Brasil, sendo encontrado apenas no Estado do Amapá. Isso se deve à cultura de arroz nas lagunas do estado amapaense, bem como à caça predatória e captura de ovos da ave.
A ave é conhecida por ficar em uma perna só. Isso acontece por que elas equilibram a temperatura corporal dessa forma. Como elas vivem em zonas aquáticas, o hábito de manter apenas uma perna na água ajuda-as a não perderem o calor do corpo.
Flamingos se alimentam por um método chamado filtragem de água. Por meio de protuberâncias na língua e de estruturas rígidas nas mandíbulas, elas conseguem fazer uma espécie de bombeamento da água, retendo partículas e raspando alimentos com a língua.
Flamingos acasalam com o mesmo indivíduo por toda a vida, por esse motivo são uma das espécies mais monogâmicas. Além disso, tanto o macho, quanto a fêmea participam do período de incubação dos ovos e ajudam nos primeiros cuidados com a prole.
A coloração do flamingo deve-se a sua alimentação rica em carotenos, substância que, após ser absorvida pelo organismo, dá uma coloração avermelhada às penas. Os crustáceos, que são ricos nesse tipo de nutriente, são a comida preferida dos flamingos.
Estudos feitos com fosseis indicam que os flamingos existem há 7 milhões de anos.
Flamingos, ao nascerem, ficam em uma espécie de “creche” até, por volta, dos cem dias de vida. Nesse período, os progenitores conseguem ver os seus filhotes e o alimentam. Após esse período na “creche”, as aves ficam independentes.
A ave é uma das mais altas da fauna brasileira, podendo chegar a 1 metro e meio. A fêmea costuma ser menor que o macho.
Flamingos podem viver até 40 anos, podendo permanecer longos períodos livre (33 anos) ou em cativeiro (44 anos).
Flamingos são aves migratórias, vivendo em grandes colônias e voando cerca de 500 km por dia para se alimentar e buscar lugares para construir seus ninhos.
PINGUINS → 10 CURIOSIDADES SOBRE ESTAS DIVERTIDAS AVES MARINHAS QUE NÃO VOAM NO AR
URSO POLAR: TUDO O QUE VOCÊ (TALVEZ) AINDA NÃO SABIA SOBRE ESTE MAGNÍFICO ANIMAL
GUARÁ COR-DE-ROSA – ESSA COISA MAIS LINDA QUE TAMBÉM HABITA NOSSOS MANGUEZAIS
Categorias: Animais em extinção, Informar-se
Publicado em 04/03/2023 às 10:58 pm [+]
Amei
Publicado em 04/03/2023 às 11:00 pm [+]
Amei conhecer vocês!!!!!!
Publicado em 06/03/2023 às 1:14 pm [+]
<3 <3 <3 Obrigada <3 <3 <3