Índice
Mudança climática não existe. Mas as pessoas nunca viram em suas vidas o que está acontecendo agora: tragédia atrás de tragédia causadas por uma natureza feroz: incêndios, enchentes e agora “uma carnificina nunca antes vista”.
Aconteceu hoje na Itália um desprendimento de gelo nos Alpes italianos, mais precisamente na Marmolada, também chamada a “Rainha das Dolomitas”,localizada entre as províncias de Trento e Belluno, um dos destinos turísticos mais espetaculares italianos.
O derretimento foi causado pelo calor infernal que atinge a Europa nestes dias tórridos. Ninguém duvida que as altas temperaturas provocaram uma avalanche de neve, gelo e rocha que submergiu tudo das alturas de 3.343 m (máximo).
Meu Deus!
Como informa a mídia local, o número de mortos na avalanche é de pelo menos 7: as operações de reconhecimento ainda estão em andamento. Os feridos são 8, incluindo 2 em estado grave, 13 pessoas estão desaparecidas, entre estas 4 cidadãos estrangeiros, 3 checos e 1 austríaco.
O desprendimento do serac do cume do glaciar Marmolada, abaixo de Punta Rocca, provocou uma avalanche de neve, gelo e rocha. Temperaturas recordes foram registradas no local, com cerca de 10°C no topo.
“Um mar de gelo e detritos que atingiu aproximadamente 1.800 metros de uma altitude de 3.200 metros. As pessoas que estavam à beira dessa maré ficaram feridas e foram atingidas por destroços ou pelo deslocamento do ar. Uma tragédia que não era previsível, apesar do grande calor”, disse o chefe do National Alpine Rescue, Maurizio Dellantonio.
“Este é um dia de luto para o Trentino”, comentou o presidente da Província Autônoma de Trento, Maurizio Fugatti, ladeado pelo gerente geral do Departamento de Proteção Civil Raffaele De Col, que falou à noite durante uma reunião com a imprensa no salão operacional instalado em Canazei do quartel do Corpo de Bombeiros Voluntários, também sede do Resgate Alpino.
“Hoje aconteceu uma tragédia que ninguém conseguiu prever. Agradecemos aos homens e mulheres da Protecção Civil, que se deslocaram ao terreno para as operações de busca e salvamento empenhadas nestas horas difíceis. À luz dos perigos associados a quaisquer novas postagens, nossa prioridade é proteger sua segurança”.
A avalanche na Marmolada é “um desastre inimaginável, uma carnificina tão grande que só nos será difícil identificar a identidade exata das vítimas porque os corpos foram desmembrados” pelo fluxo de gelo e pedras. Informou a ANSA.
Muito triste!
Enquanto isso, no Twitter, chovem homenagens à Greta Thunberg no estilo “fomos avisados”.
Mudança climática não existe. O que existe são tragédias causadas por uma espécie inteligente, egoísta e incapaz de reconhecer seus erros.
La tragedia della #Marmolada è una tragedia #climatica .
Cosa accadrà nei prossimi 10 anni, se la situazione è già così critica?
Per fortuna, c'è ancora tempo per agire e conosciamo TUTTE le soluzioni. Perché non stanno venendo applicate? Cosa aspetta la politica? pic.twitter.com/mtnlIbXRcQ
— Fridays For Future Italia (@fffitalia) July 3, 2022
Talvez te interesse ler também:
É possível evitar enchentes criando cidades-esponjas?
O que causou a morte de milhares de peixes no Rio Cocó, em Fortaleza?
Índia e Paquistão: com calor extremo, lixões pegam fogo e liberam fumaça tóxica
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER