Sem precisar de filtros ou bombas de alta pressão, engenheiros do MIT criam dispositivo do tamanho de uma maleta, capaz de transformar água do mar em água potável.
Trata-se de uma unidade portátil de dessalinização que gera água potável limpa e límpida, para fornecer facilmente água doce em áreas rurais, secas ou atingidas por desastres.
A solução criada por pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), baseia-se em dois processos de dessalinização:
Graças a esses dois sistemas, a água do mar é convertida em água potável que atende aos padrões das diretrizes da OMS.
“Este é realmente o culminar de uma jornada de 10 anos em que eu e meu grupo estivemos. Trabalhamos durante anos na física por trás dos processos individuais de dessalinização, mas colocar todos esses avanços em uma caixa, construir um sistema e demonstrá-lo no oceano, foi uma experiência realmente significativa e gratificante para mim”.
“O dispositivo tem feito sucesso desde seu primeiro lançamento. Mas acho que o principal motivo é a combinação de tantos pequenos avanços que fizemos ao longo do caminho”, disse o autor sênior Jongyoon Han, professor de engenharia elétrica e de computação e engenharia biológica do MIT e membro do Electronics Research Laboratory. RLE).
Um dos maiores desafios de projetar o sistema portátil foi fazer um dispositivo intuitivo que pudesse ser usado por qualquer pessoa, diz Han.
Os pesquisadores esperam tornar o dispositivo mais fácil de usar, melhorar a eficiência energética e a taxa de produção por meio de uma startup que planeja lançar o aparelho para comercialização
Será que o problema da escassez e da poluição da água doce será resolvido com a tecnologia através da dessalinização da água do mar?
Talvez te interesse ler também:
8º continente: um novo continente para limpar a Terra do plástico
O que mantém o equilíbrio da Terra e o que já está desequilibrado?
No Quênia, a primeira usina de energia solar que transforma a água do oceano em água potável
No Reino Unido, a água doce pode terminar em menos de 25 anos
Falta d’água? Conheça o dessalinizador paraibano de baixo custo
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER