Assim como caixas pretas registram as causas de acidentes em aviões, uma caixa preta está sendo construída na ilha da Tasmânia para registrar dados sobre a crise climática.
A assim chamada “Caixa Preta da Terra” será concluída esse ano para se acaso um dia a humanidade desaparecer, a caixa terá registrado dados sobre a nossa história e os impactos do homem sobre o meio ambiente.
A estrutura é um bunker de 10 metros quadrados protegido por 8 centímetros de paredes de aço.
Além de registrar o eventual fim da Terra causado pelas mudanças climáticas, a caixa também serve de alerta: a necessidade de construir um instrumento desse tipo. denota que estamos em estado de emergência climática e que, a qualquer momento podemos cair.
Dentro da Caixa Preta da Terra estarão registrados dados sobre temperatura, poluição e outros documentos sobre as políticas que foram adotadas para salvar o planeta (àquele ponto, as politicas malogradas usadas).
Tudo será armazenado em discos rígidos capazes de gravar os dados por 50 anos ao momento, mas a ideia é conseguir aumentar essa capacidade para centenas ou milhares de anos.
A caixa funcionará com energia solar e será protegida de desastres naturais por um contêiner indestrutível.
“Só uma coisa é certa: as ações, ou a falta delas, agora estão sendo registradas”, diz o site do projeto.
Talvez te interesse ler também:
O que são PFAS? Por que são perigosos à saúde e ao ambiente?
O que é racismo ambiental e como pode influenciar a vida das pessoas
“Blueskying”: China consegue controlar o clima e deixar o céu azul
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER