Índice
As ameaças às florestas do planeta têm gerado movimentos de proteção e preservação bastantes importantes para tentar evitar uma tragédia ainda maior que os temores atuais.
Uma inciativa bastante importante tem sido realizada na Índia, especificamente na cordilheira Gates Ocidentais, local considerado pela Unesco como patrimônio natural, por abrigar ao menos 325 espécies ameaçadas de sua fauna e flora.
O que chama atenção nessa iniciativa de preservação da floresta tropical, é o fato de ser assumida apenas por mulheres.
27 mulheres que pertencem ao Santuário Botânico de Gurukula atuam como guardiãs de vegetação que corre risco de extinção.
Podemos fazer um paralelo desse trabalho com uma verdadeira estrutura hospitalar voltada para o salvamento das plantas e que está em funcionamento, de modo a tentar manter 10% da área original preservada, pois o restante da reserva já foi extinto.
O santuário significa muito para a região, em suas cinco décadas de criação. O seu objetivo sempre foi o de preservar a mata nativa, em meio a um trabalho intenso de mulheres locais.
Os trabalhos são desenvolvidos in loco, nas matas. Inclusive, as mulheres devem se proteger de ataques de cobras e sanguessugas para cuidar, com segurança, das estufas existentes no local e fazer transplantes de mudas.
Agora, um novo inimigo se junta aos conhecidos problemas de deterioração climática, que é a presença intensa de plásticos nos rios e solos da região, trazendo diversos problemas.
As temporadas e quantidades de chuvas vêm sendo reduzidas a cada ano e isso também impacta na conservação da natureza local. Afinal, com o aumento da temperatura e menos irrigação todo o ecossistema fica comprometido.
Talvez te interesse ler também:
Urso-polar caçando rena: imagens que ilustram a mudança climática
Combustível do futuro: gasolina feita de lixo plástico
Significado de dedos e anéis: como usar para atrair o que quer
Como anda o caso Búfalas de Brotas: situação terrivelmente dramática
Mercúrio: Planeta Regente 2022. Veja como será essa influência
Albatrozes fiéis e monogâmicos se divorciam por causa do aquecimento global
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER