Em edição extra do Diário Oficial, no último sábado (5), o presidente Jair Bolsonaro determinou o reforço nas investigações das manchas de óleo no litoral do Nordeste. Segundo o texto, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e do Meio Ambiente deverão apresentar, nesta segunda-feira (7), um plano de atuação das duas pastas para o caso.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óleo já atinge 128 localidades, de 61 municípios. A Praia do Futuro, em Fortaleza, uma das mais turísticas de Ceará, está imprópria para o banho e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente afirmou que o consumo de frutos de mar da região não é recomendado.
Como informou a EBC, no Sergipe, mais de 40 quilômetros de praia estão poluídos. Dada a gravidade da situação, a Defesa Civil Estadual decretou situação de emergência e o governo estadual criou um gabinete de crise neste sábado (5). O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chega ao estado nesta segunda-feira, segundo disse pelo twitter.
O Pres. @jairbolsonaro determinou urgência na identificação da origem e apuração de responsabilidades pelas manchas de óleo no litoral. Diversas equipes já estão em ação e na 2 feira faremos vistoria in loco com o Governador de Sergipe. pic.twitter.com/lQBhH7Xzq4
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) 5 de outubro de 2019
As investigações estão sendo conduzidas por diversos órgãos do governo, como a Polícia Federal, o Comando da Marinha, o Ibama e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio). A Petrobras também integra o processo e já afirmou, a partir de análises das amostras coletadas nas praias, que o material é um composto de petróleo cru que não veio dos navios ou plataformas brasileiros.
Talvez te interesse ler também:
O MISTERIOSO DERRAMAMENTO DE ÓLEO QUE ESTÁ DEIXANDO PÁSSAROS E TARTARUGAS EM AGONIA NO BRASIL
MATERIAL ENCONTRADO EM 39 PRAIAS É DERIVADO DE PETRÓLEO, AFIRMA MMA
MORTE DE ANIMAIS E DESTRUIÇÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA: OS IMPACTOS DA ENERGIA EÓLICA
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER