Índice
Metano é um gás 80 vezes mais influente que o dióxido de carbono (CO2), em relação à elevação da temperatura do planeta.
A Cúpula do Clima, COP26, estabeleceu uma meta importante para a redução da emissão de metano: 30% até 2030.
A lista de adesão ao termo de compromisso para atingir o resultado contempla mais de 100 países, incluindo 30 dos maiores emissores desse gás, que representam dois terços da economia global, entre estes, o Brasil.
Esse gás se origina no aparelho digestivo do gado e em outros processos de origem natural.
Entretanto, a grande geração tem origem em ações do ser humano como a geração de resíduos de aterros e produção de óleo e gás; assim como na criação de gado, seja para leite ou corte.
Leia mais:
O Brasil tem papel importante nesse tema, pois é o 5° maior emissor de gás metano no planeta.
A agropecuária contribui com 27% das emissões brutas atuais de gases do efeito estufa no nosso país. E a pecuária participa com 61% desse total, através da emissão de gás metano devido à fermentação entérica do gado.
O segmento do agronegócio, que envolve a agropecuária e o desmatamento, representa, portanto, 73% do total de emissão. Esses índices vêm apresentando aumento, ano após ano.
Embora o grupo de signatários do acordo seja extenso, com mais de 100 nações, outras preferiram não aderir ao compromisso.
China, Índia, Rússia, Austrália, assim como nossos vizinhos Paraguai, Venezuela e Bolívia são exemplos de nações que não aderiram ao acordo.
Porém, 30, entre os países que concordaram com as metas, representam 50% de emissão desse gás e, felizmente, terão papel fundamental em conseguir atender a redução estabelecida.
Fique por dentro da COP26 -> Talvez te interesse ler também:
Greta na COP26: “podem enfiar a sua crise climática no…”
Mercado financeiro promete eliminar investimentos ligados ao desmatamento
EUA retoma aliança para combater aquecimento global
Equador se compromete em ampliar reserva marinha de Galápagos
Bolsonaro, Biden e outros líderes concordam em acabar com desmatamento
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER