Onça-pintada no frigorífico: a chocante campanha do Greenpeace contra o desmatamento 


A ONG internacional Greenpeace chocou a comunidade europeia com uma nova campanha em que mostra uma onça-pintada, animal símbolo da região do Pantanal, pendurada dentro de um frigorífico.

Além da montagem, a ONG ainda cita o Brasil e cobra a presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, por medidas que façam cumprir a nova lei que proíbe produtos diretamente ligados ao desmatamento de serem comercializados no mercado europeu, evitando dessa forma que empresas possam sabotar o dispositivo legal.

Greenpeace ainda ressaltou que a agropecuária faturou bilhões de dólares, mesmo enquanto ecossistemas inteiros ardiam em chamas, como ocorreu com o Pantanal, tragédia que levou 17 milhões de animais à morte.

A campanha ocorre a poucos dias da COP 26, Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que começa dia 31 de outubro em Glasgow, Escócia.

Brasil e Argentina interferem para atenuar controle ambiental

Além do protesto, Greenpeace do Reino Unido apresentou uma investigação onde acusa o Brasil e outros países de tentarem interferir no resultado do relatório das Organizações das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, IPPC, alterando conclusões e recomendações.

Em material divulgado pela BBC, mensagens de funcionários governamentais brasileiros e argentinos pressionam os autores do IPCC para que atuem ou até mesmo removam informações no relatório sobre a importância da redução do consumo de laticínios e carne para evitar o avanço do aquecimento global.

Veja as fotos da campanha. Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.

A ONG

Greenpeace é uma ONG internacional que surgiu em 1971, no Canadá, presente em vários países, inclusive no Brasil. Combate ações contra o meio ambiente e busca reduzir o impacto das ações humanas sobre fauna e flora mundiais.

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Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


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