Índice
Já parou para pensar na quantidade de dióxido de carbono que você emite por dia? Não só ao respirar, mas também assistindo TV, jogando vídeo game, tomando banho e até comendo fast food? Existe uma calculadora que mostra isso e, dependendo do resultado, ela ainda recomenda a quantidade de árvores que devemos plantar para compensar danos e ainda dá dicas de como diminuir nossas emissões! Ficou curioso?
A preocupação com o aumento dos gases do efeito estufa (causado pela atividade humana, que causa o aquecimento global que por sua vez muda o clima do planeta) e com todas as questões que afetam o meio ambiente, é cada vez mais o foco na vida das pessoas, principalmente nas escolas. Por este motivo, educadores e instituições, desafiam os alunos a criarem alternativas para melhorar o futuro do planeta.
Uma das soluções desenvolvidas por alunos e professores do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, em São Bernardo do Campo (SP), foi a Calculadora de Carbono. Ela serve para saber a quantidade de dióxido de carbono emitido por cada pessoa, bem como a quantidade de árvores que cada um deve plantar por ano para compensar suas emissões.
Desenvolvida em 2015, a Calculadora de Carbono está disponível desde então no site do CEFSA Solidário, num projeto com o título de Pegada Ecológica. Na ocasião, a diretora pedagógica do Colégio Termomecânica (CTM), Cristina Favaron Tugas, explicou ao programa Tarde Nacional como funciona essa calculadora.
O carbono é o quarto elemento mais abundante no Universo e é considerado o pilar da vida, pois é um elemento básico na composição dos organismo.
Existem basicamente duas formas de carbono, a orgânica, presente nos organismos vivos e mortos; e a inorgânica, presente nas rochas.
Já o gás carbônico (CO2) é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um átomo de carbono. É essencial à vida no planeta, é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese. Pela respiração, decomposição e combustão, o gás carbônico é lançado no ambiente. Pela fotossíntese, ele é retirado.
O que acontece? A libertação desse gás na atmosfera, gerada através da queima de combustíveis fósseis, da produção de cimento, de desmatamentos e queimadas, ou seja, de ações impostas pelo homem vêm causando alterações nos estoques naturais de carbono na Terra, o que estaria fortemente ligado às mudanças climáticas. Isso porque a concentração de CO2 na atmosfera começou a aumentar no final do século XVIII, coincidindo com a revolução industrial.
Por isso se fala em pegada de carbono (ou pegada ecológica), ou seja, no quanto cada pessoa emite desse gás com suas atividades modernas, e na quantidade de árvores necessárias para compensar os danos (pela fotossíntese, plantio de árvores, esse gás é retirado do ambiente ajudando a reaver um equilíbrio natural perdido com a industrialização).
Resumidamente funciona assim: ao abrir a página (clique aqui), basta preencher os campos com os seus hábitos e a sua rotina, mas não vale mentir! Atividades como assistir TV, jogar vídeo game, locomoção para a escola ou trabalho, bem como outras atividades simples do cotidiano como o tempo do banho e quantas vezes usamos o secador de cabelo, também influenciam no resultado.
Ao terminar o preenchimento, a Calculadora de Carbono irá mostrar a quantidade de CO2 que você emite e a quantidade de árvores que deverá plantar durante o ano. Além disso, ela também faz algumas recomendações para que você diminua a emissão de dióxido de carbono através de medidas simples como fechar bem a geladeira ou diminuir o tempo de uso do computador.
A ideia da Pegada Ecológica é muito criativa e inteligente! Que tal usá-la como recurso para melhorar nossos hábitos de consumo e ajudar ainda mais o planeta? Faça o teste você também e compartilhe com seus amigos para saber se eles poluem mais ou menos que você.
Trata-se de um assunto sério, mas que pode ser incorporado com leveza quando visto de forma lúdica e divertida. Experimente!
Talvez te interesse ler também:
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE CO2?
ONU PEDE POR MEDIDAS MAIS RÍGIDAS PARA EVITAR O AQUECIMENTO GLOBAL
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA EVITAR O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER