No rio Ambarnaya, na Sibéria, um enorme derramamento de óleo diesel e de lubrificantes foi causado por uma companhia russa de mineração e metalúrgica, chamada Norilsk Nickel.
20 mil toneladas foram parar no rio que abastece a cidade de Norilsk, que fica a cerca de 240 km ao norte do Círculo Polar Ártico. O presidente russo, Vladimir Putin, declarou estado de emergência.
Meeting on cleaning up a fuel leak in the Krasnoyarsk Territory: the accident's causes and current developments https://t.co/KliAeFdD8i pic.twitter.com/TsIdPPJmzj
— President of Russia (@KremlinRussia_E) June 3, 2020
O material poluente vazou do tanque de uma usina termelétrica da empresa, gigante no seu setor, atualmente a maior produtora de níquel do mundo, a qual fora acusada de tentar esconder os fatos, não tendo relatado o acidente em tempo hábil. O derramamento dos derivados de petróleo foi notado na sexta-feira, 29.
Veja as imagens impressionantes divulgadas pelo Siberian Times:
State of emergency in Norilsk after 20,000 tons of diesel leaks into Arctic river system. Fear that thawing permafrost caused damage to storage tank https://t.co/EYvzar8jUQ pic.twitter.com/oN4pOtLZy0
— The Siberian Times (@siberian_times) June 2, 2020
Segundo o la Repubblica, trata-se do segundo maior acidente ambiental da história da Rússia moderna, em termos de volume de substância tóxica derramada.
O ministro russo para emergências, Evgeni Zinitchev, anunciou a abertura de uma investigação e um funcionário da usina foi preso. Agora a urgência é tomar as precauções para que o óleo não siga se alastrando, e poluindo o delicado ecossistema daquela localidade.
Talvez te interesse ler também:
Mundo pós-pandemia: empresários no Reino Unido pedem por economia verde
Extração ilegal de areia no Rio de Janeiro: um crime fácil e super lucrativo
Cemitérios de abelhas em plena Amazônia: desmatamento e agrotóxico assassinos
Fonte foto: Al Jazeera- AFP
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER