Índice
São muitas as vítimas dos incêndios na Austrália: vidas humanas, vidas animais, florestas inteiras se perdendo nas chamas.
Milhares de australianos foram desalojados de suas casas, por segurança, em decorrência dos incêndios florestais que assolam a maior ilha da Oceania. A dimensão dessa tragédia ambiental é tão grande que, de acordo com uma publicação no Instagram da Folha de S. Paulo, a fumaça dos incêndios florestais na Austrália atravessou o oceano Pacífico e chegou ao Rio Grande do Sul trazida pelo vento. A viagem de 12 mil quilômetros fez com que a fumaça passasse por Chile, Argentina e Uruguai e fosse sentida por moradores da fronteira com o Brasil que perceberam uma coloração cinza no céu, mesmo não havendo nuvens.
Cerca de 25 pessoas mortas, 2 mil casas destruídas e 480 milhões de animais deslocados de seus habitats desde setembro de 2019 é o saldo de destruição que os incêndios deixaram para a Austrália. O governo do país já destinou US $ 1,4 bilhão para gastos com infraestrutura, de acordo com o Public Broadcasting Service – PBS.
Dada a proporção dos incêndios e a falta de solução para eles, várias ONGs têm trabalhado para captar recursos para ajudar as pessoas afetadas pelo desastre ambiental.
Se você quiser ajudá-las, a seguir estão as formas para dar o seu apoio às vítimas.
Doação para os bombeiros australianos que estão trabalhando no combate aos incêndios, visto que a maioria deles realiza trabalho voluntário.
A doação para os bombeiros e brigadistas pode ser feita para a Country Fire Authority (CFA) em Victoria e para o NSW Rural Fire Service em New South Wales e, também, para as brigadas locais de combate a incêndio através do NSW Rural Fire Service.
Autores que têm conta no Twitter estão leiloando seus livros usando a #AuthorsForFireys. Os usuários da rede social podem responder aos tweets dos autores com os seus lances. O maior lance para cada postagem será enviado diretamente à Autoridade de Incêndio do País (CFA).
Esse apoio é para que as crianças sejam evacuadas para um espaço seguro. A Save the Children está coletando doações para criar “espaços adequados para as crianças”, nos quais elas possam brincar juntas e conversar sobre suas experiências em um ambiente favorável. Isso também ajuda os pais a se concentrarem em reconstruir a vida de suas famílias.
O Hospital Port Macquarie Koala está recebendo doações, mesmo já tendo ultrapassado a arrecadação inicial no valor de US $ 25.000. As doações estão sendo usadas na distribuição de água potável para as áreas afetadas pelos incêndios, bem como para a criação de um programa para coalas selvagens. Estima-se que cerca de 8.000 coalas perderam suas vidas com as queimadas.
O trabalho do hospital se concentra em localizar esses animais para serem tratados em suas instalações.
Segundo a Cruz Vermelha do país, mais de 18.600 vítimas foram ajudadas por sua equipe, que lhes forneceu primeiros socorros psicológicos para diminuir o trauma ao qual foram expostas. No próprio site da entidade você pode fazer a sua doação.
Instituições de caridade australianas estão solicitando, através da ONG GIVIT, uma lista com itens básicos. Basta doar um item, enviar uma foto do objeto e preencher suas informações pessoais de contato em um formulário ou fazer uma doação diretamente à GIVIT.
Toda ajuda é bem-vinda. Colabore se puder. Compartilhe!
Talvez te interesse ler também:
Incêndios na Austrália foram previstos pelos cientistas há 13 anos
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER