Enquanto os cientistas soam o alarme sobre os possíveis efeitos catastróficos do aquecimento global e explicam a importância de plantar árvores para conter a crise climática, nossas florestas literalmente queimam as defesas do planeta contra as atividades humanas.
Depois dos incêndios nas florestas no Alasca e na Sibéria, a maior floresta tropical do mundo está sendo devorada pelas chamas que estão causando perdas irrecuperáveis ao pulmão verde da Terra.
A derrubada e a queima de árvores na Amazônia aumentam muito as emissões globais líquidas, reduzindo nossas esperanças de poder enfrentar os desafios ambientais que ainda estão por vir.
Excluindo os incêndios, o desmatamento na Amazônia já estava em níveis alarmantes, muito próximos do ponto de não retorno, segundo alguns cientistas.
Neste ano, a floresta tropical sofreu um número recorde de incêndios. Estamos diante de uma verdadeira emergência e ainda há quem minimize os fatos.
O que podemos fazer para ajudar a floresta amazônica, uma herança inestimável para todos nós? É claro que não podemos apagar as chamas, mas há outras maneiras de nos tornarmos úteis.
O tempo seco e quente favorece a propagação das chamas. Qualquer faísca pode se tornar um incêndio. Evites queimadas. Veja como:
Estes são pequenos gestos que, somados, podem fazer a diferença.
Talvez te interesse ler também:
#PRAYFORAMAZONAS: QUEIMADAS NO BRASIL É O ASSUNTO MAIS FALADO NO MUNDO
TATUZINHO, VÍTIMA DO INCÊNDIO EM ÁREA DE MATO GROSSO, RECEBE SOCORRO DE BOMBEIROS
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER