29 de julho de 2019 é o dia que os especialistas em meio ambiente chamam de Earth Overshoot Day. Isso significa que hoje atingimos o limite anual de consumo dos recursos naturais e, daqui em diante, estaremos extrapolando a capacidade de reposição dos ecossistemas do planeta.
A Global Footprint Network, organização internacional de pesquisa que publica o balanço anual, alertou para o fato de que, a cada ano, esse dia-limite chega cada vez mais cedo.
“Continuamos aumentando esse déficit, liquidando o capital natural da Terra e acumulando resíduos, principalmente dióxido de carbono na atmosfera”, declarou Andrew Simms, o idealizador do conceito de Earth Overshoot Day.
Embora a data refira-se a uma média dos quatro cantos do mundo, há disparidades regionais e os países mais desenvolvidos ocupam o topo do ranking do desgaste ecológico. Considerando dados da própria Global Footprint Network, a Itália, por exemplo, alcançou seu limite no dia 15 de maio. Em termos relativos, o Japão consome 7,7 vezes além da capacidade de regeneração do planeta, depois vem a Suíça (4,6), a Grã-Bretanha (4,0) e a China (3,8). Em termos absolutos, o país que mais consome recursos é os Estados Unidos: se o mundo inteiro consumisse como eles, precisaríamos 5 planetas Terra.
A estimativa da Global Footprint Network é que, em média, o mundo consumirá 1,75 planetas em 2019.
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER