Na última terça-feira, a jornalista Suzana Camargo publicou em sua coluna, no site Conexão Planeta, uma seleção de fotos que registram a crise climática que assola o planeta.
As imagens, realizadas nos cinco continentes, destacam o atuação de profissionais que aliam fotojornalismo à ativismo ambiental. Eles trabalham em um projeto coletivo, divulgado nas redes sociais por meio do perfil #EverydayClimateChange, criado pelo fotógrafo James Whitlow Delano, em 2015.
Como contou Suzana, Delano inspirou-se no projeto de outros dois fotógrafos, Peter DiCampo e Austin Merrill, que, em 2012, criaram o perfil Everyday Africa no Instagram com o objetivo de oferecer um olhar diverso e mais positivo sobre o continente, que costuma merecer atenção apenas por suas mazelas.
Foto de James Delano mostra a caótica situação em que vivem agricultores da Etiópia, enfrentando a instabilidade do clima
No entanto, diferentemente do projeto original, as imagens do Everyday Climate Change não têm conteúdos positivos.
“A mudança climática é real! As pessoas que vivem nos países em desenvolvimento não precisam ser informadas sobre as MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Elas já estão vivendo com as conseqüências delas. O norte industrializado é tanto o problema quanto a chave para a solução”, afirmou Delano.
O brasileiro Marcio Pimenta publicou no perfil, no começo deste mês, uma imagem aérea de uma extensa área desmatada na Amazônia, acompanhada de um texto alertando sobre a intensificação dos desmatamentos desde que Jair Bolsonaro assumiu o poder. A foto chamou a atenção do ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio, que a compartilhou em sua conta no Instagram e teve cerca de 350 mil curtidas e mais de 4 mil comentários.
No começo de julho, o fotógrafo brasileiro Marcio Pimenta postou a imagem acima no #EverydayClimateChange: uma área de desmatamento da Amazônia.
Entre as fotos-denúncia publicada pelo coletivo, chama a atenção também a de um peixe nadando em meio a um coral sem vida no Japão, um fenômeno conhecido como “coral bleaching”, ou branqueamento de corais, que perdem a sua cor quando os organismos que o compõem morrem devido à poluição das águas ou à elevação das temperaturas.
O peixe nada em meio a corais sem vida e sem cor, no Japão – foto: James Delano
Outra imagem chocante é a de um Urso-Polar entre pedras no Ártico, morto por falta de alimento.
Urso-polar morto de fome, no Ártico – foto: Paul Nicklen
Talvez te interesse ler também:
FOTO DE INDÍGENA SOBRE O KUARUP VENCE PRÊMIO DE FOTOGRAFIA
CARAÍVA: O CÉU MAIS ESTRELADO DO BRASIL! FOTOS
FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO RECEBE PRÊMIO NA ALEMANHA
Fonte e fotos: Conexão Planeta
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER