Índice
Hoje, 16 de março, é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.
Os efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global cada vez mais estão sendo sentidos, apesar de não sermos interferidos diretamente no cotidiano.
Sabemos que nos últimos anos:
Este dia, que é celebrado desde 2011 no Brasil, é para que tenhamos consciência das nossas atitudes com o meio ambiente.
Se cada uma fizer sua parte em seu micromundo, poderemos, quiçá, recuperar o tempo perdido e salvar o planeta de um colapso climático.
Pesquisadores dizem que a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima é o aumento da emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), tanto por queima de combustíveis fósseis para geração de energia como por desmatamento.
Os dados por eles divulgados são alarmantes! Veja:
No Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera é causada pelo desmatamento.
Segundo dados do INPE:
Seja por queimadas ou mesmo por corte de árvores, há liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera.
Além disso, a perda de vegetação faz com que os chamados “serviços ecossistêmicos” prestados pela natureza sejam perdidos, como:
Não menos importante do que cada ser humano habitante da Terra se preocupar e buscar hábitos mais ecológicos e de proteção da Natureza, governos e empresas têm grandes responsabilidades a serem assumidas.
Estratégias e medidas devem ser implementadas, como políticas públicas de:
Especialmente para você:
Se nada for feito agora, será muito mais difícil uma mudança de cenário no futuro.
Cada vida deste planeta depende de você! Cuide bem do lugar onde mora.
Muitas vezes considerado fake news, o aquecimento natural da Terra é tema de estudo e objeto de discussões calorosas, pois existem pesquisadores que sustentam o aquecimento natural da Terra como a única causa relevante para o aumento da temperatura global.
Leia mais:
Como diria Sócrates “só sei que nada sei” afinal, a Terra é muito mais velha e sábia que nós, reles mortais.
Contudo, resta o o fato que estamos vivendo em um ambiente repleto de lixo. O plástico chegou no lugares mais remotos da Terra e foi encontrado nos pulmões, nas fezes e até no sangue de humanos.
E no entanto, enquanto muito se fala sobre desmatamento, CO2, carro elétrico e carne de laboratório (ou verme), pouco ou timidamente se fala de plástico e de todo lixo químico que está nos envenenando dia após dia. A impressão que dá é que estamos trocando 6 por meia dúzia e que o caminho seria outro, ou que as mudanças estão demorando muito…
Seja como for… nesta dia de consciência, fica a reflexão… pensemos!
Fonte: infraestruturameioambiente.sp.gov.br
Talvez te interesse ler também:
Mais de 1 bilhão de pessoas sofrerão com o calor extremo, diz pesquisa
Segundo estudo do Inpe, Amazônia já emite mais CO2 do que absorve
O Planeta pede socorro: concentração de gases de efeito estufa atinge recorde
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER