Índice
Com a chegada da primavera, nada mais coerente do que comemorar também um dia só para a árvore!
O Dia da Árvore é celebrado, anualmente, em 21 de setembro em todo o Brasil com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.
O país tem a sua própria árvore-símbolo: o ipê-amarelo pois, além de ser encontrado em todas as regiões do Brasil, quando a árvore floresce, fica sem folhagem formando uma copa amarelada que se destaca de todas as demais árvores ao seu redor, lembrando o amarelo da nossa bandeira em meio ao verde representante das nossas matas.
Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo a Flor Nacional. A partir daquele ano, o ipê-amarelo passou a ser a flor-símbolo do Brasil, segundo informa a ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida).
Atualmente, a maioria das espécies de ipês brasileiros está incluída no gênero Handroanthus, e não mais no gênero Tabebuia.
Entra várias espécies do gênero Handroanthus, os ipês-amarelos mais conhecidos são:
Ipê é uma palavra de origem tupi que significa árvore cascuda.
“Pau-d’arco”, um outro nome popular para o ipê, se refere ao uso da madeira pelos povos nativos do Brasil para confeccionar arcos.
Outro nome, “ipeúva” do tupi ip’ïwa, significa “árvore da casca”.
Tabebuia, o nome do antigo gênero, significa madeira que flutua. De fato a madeira é usada para fazer navios e embarcações pois é resistente à agua e a insetos como os cupins.
As flores que parecem trombetas são um símbolo brasileiro e, coincidentemente ou não, estão sempre exuberantes na Semana da Pátria, de norte a sul do país.
A cor amarela nos remete ao Sol e à alegria de viver, sendo o ipê-amarelo uma ótima simbologia para o Dia da Árvore que é comemorado no mês do combate ao suicídio: o Setembro Amarelo.
Há vários tipos de ipê – com flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás -, mas o amarelo é o mais encontrado na nossa vegetação, além de ser o mais cultivado nos parques e ruas das cidades brasileiras.
Isso se deve porque o seu porte, que vai de 8 a 10 metros, facilita a arborização das ruas, sem prejuízo para a rede elétrica.
A coloração das flores produz em efeito belíssimo, tanto nas copas como quando as flores caem no chão, formando uma espécie de tapete nas calçadas.
No inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e, no início da primavera, a árvore fica toda coberta de flores amarelas. A intensidade da florada é proporcional ao frio e à seca durante o inverno.
Você sabia que as flores de ipê são comestíveis?
O ipê é mais comum em florestas tropicais, mas também está presente no Cerrado e na Caatinga.
É uma árvore notória por sua beleza e resistência.
Lamentavelmente, quase não se encontram mais ipês em matas nativas por causa do desmatamento. Em seus habitats naturais, os ipês podem alcançar 30 metros de altura, destacando-se das demais árvores do entorno.
Ver essa foto no Instagram
Que tal comemorar o Dia da Árvore plantando um ipê?
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
PROJETO IPÊ: DOAÇÃO DE SEMENTES PARA QUEM QUISER CULTIVAR ESSA ÁRVORE
10 LIÇÕES DE VIDA QUE PODEMOS APRENDER COM AS ÁRVORES
O GAROTO QUE PLANTOU 1 MILHÃO DE ÁRVORES PARA SALVAR O NOSSO PLANETA DO AQUECIMENTO GLOBAL
BRASIL – MAIOR DIVERSIDADE DE ÁRVORES DO PLANETA, DIZ ESTUDO DA BGCI
Categorias: Ambiente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER