Índice
Teria Donald Trump acenado pular fora do Acordo em Paris? O Presidente dos Estados Unidos, por suas dúvidas sobre as políticas ambientais prosseguidas até agora, e por já ter anunciado seus planos para começar a investir no carvão, escreveu em seu Twitter que uma sua decisão sobre o Acordo de Paris será anunciado em breve.
Uma possível saída dos Estados Unidos dos acordos internacionais sobre a mudança climática, não seria apenas uma pausa definitiva na política ambiental seguida pela administração norte-americana anterior, mas também um possível freio nas tentativas de conter o aquecimento global.
A 43ª reunião de cúpula do G7 (Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido) em Taormina, Itália, foi um fracasso para o clima, dado que nenhuma decisão definitiva internacional fora fixada, em parte por causa da hesitação de Donald Trump que busca uma maneira de sair do tratado de Paris sobre o clima. Este acordo, portanto, em prática, ainda não existe. O fosso entre Europa e Estados Unidos parece assim ter se estabelecido, e a luta contra as emissões de gases que causam o aquecimento global perde o fôlego para um perigo real e eminente.
A mitigação das alterações climáticas só faz sentido em nível global – dizem os especialistas – Se os Estados Unidos realmente colocarem novamente em discussão a importância desta causa, teremos um problema sério para o nosso planeta. A China de fato compra carvão porque custa menos, por isso mesmo se os EUA mudarem o curso da luta, será realmente o fim.
I will be announcing my decision on the Paris Accord over the next few days. MAKE AMERICA GREAT AGAIN!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 31 maggio 2017
Ainda que no tweet de Trump, até agora, não haja nada de definitivo, um seu anúncio virá nos próximos dias. Como o presidente colocou em letras garrafais a sua intenção de fazer a “América grande de novo”, fica o receio. Resta-nos saber como ele pretende engrandecer ainda mais a sua América.
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER