Índice
Conheça a técnica das nanobolhas de ar com que o peruano Marino Morikawa conseguiu descontaminar uma lagoa no Peru.
Histórias como as de Marino Morikawa nos demonstram que existem soluções ambientais ao alcance das nossas mãos até para descontaminar lagos tão grandes como o Titicaca, por exemplo.
Morikawa, um peruano doutorado em Ciências Ambientais e catedrático no Japão, voltou ao seu país, Peru, às pressas, para descontaminar uma pequena lagoa de sua infância com a aplicação de técnicas de nanotecnologia. Para salvar a lagoa El Cascajo, em Huaral, onde Morikawa pescava, com seu pai, antes que esta fosse totalmente contaminada e assoreada, Morikawa abandonou a Universidade de Tsukuba, no Japão e, junto com voluntários da região e usando materiais artesanais que se encontravam na área afetada, em apenas 15 dias logrou salvar El Cascajo da destruição.
Parece estranho mas, para esse processo dar resultado Morikawa injetou na lagoa um fluxo contínuo de microbolhas 10 mil vezes menores do que as bolhinhas de um refrigerante.
Essas nanobolhas têm íons positivos e negativos o que gera uma alta concentração de energia – as bactérias que estão no meio líquido se aderem às nanobolhas de ar e ficam presas a elas. Com esse processo, as bactérias perdem mobilidade, deixam de se alimentarem e se autodestroem.
Este é um processo que obriga as bactérias a se desmolecularizarem e morrerem, explicou Morikawa.
A lagoa de El Cascajo foi descontamina em 15 dias de trabalho constante, com a ajuda de voluntários locais. As aves e peixes já voltaram à lagoa e agora é preciso que a população que reside em suas margens mantenha os cuidados necessários para sua preservação.
Com a vitória na descontaminação da lagoa de El Cascajo, Morikawa formou uma empresa, a Nanoplus 7. para trabalhar no Peru, seu país natal.
Lago Titicaca wikipedia.org
Uma das metas da Nanoplus 7 agora é descontaminar o Lago Titicaca, que é metade peruano, metade boliviano, e que se encontra saturado de lixo e resíduos urbanos.
Oásis da lagoa La Huacachina wikipedia.org
Fonte foto: wikipedia.org
A outra é descontaminar a lagoa La Huachina, um oasis no meio do deserto, a única fonte de água para abastecimento das populações residentes no deserto de La Huachina. Neste projeto também está a proposta de criar uma planta de tratamento de águas residuais que seja direcionada para o manejo de áreas de cultivo no deserto.
ORELHA-DE-ELEFANTE É BIORREMEDIADORA EM ÁREAS CONTAMINADAS
OS 15 LAGOS MAIS LINDOS DA EUROPA
LAKE HILLIER: AS CAUSAS DO MISTERIOSO LAGO ROSA
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER