Índice
A técnica de recuperação é simples e lógica – busca recriar as curvas do rio fincando troncos de eucalipto em alguns lugares escolhidos. Este é o projeto ReNaturalize, da APLYSIA Soluções Ambientais – um grupo inglês que está aplicando essa técnica pioneira no Brasil.
E esta técnica fez um rio do Espírito Santo renascer. Trata-se do Rio Mangaraí, afluente da margem direita do Rio Santa Maria, em Santa Leopoldina, região serrana do estado capixaba. É do Rio Mangaraí que é captada a água para o abastecimento da Grande Vitória portanto, todo o interesse da sua recuperação, para além de ambiental, é como fonte produtora de água boa.
No projeto estão engajadas as comunidades do entorno – quilombola e ribeirinha – que participam ativamente na recuperação do seu rio, a companhia de saneamento de água e instituições de pesquisa.
Troncos de eucalipto é a barreira escolhida pois essa madeira, de fácil produção, é bastante resistente ao uso submerso.
Um trecho de 200 metros do Rio Mangaraí já está com as barreiras que refazem as curvas naturais do rio – este procedimento reduz a velocidade das águas, reestabelece as zonas naturais de acúmulo orgânico, possibilita a recuperação da fauna aquática e melhora a qualidade das águas reduzindo os desbarrancamentos de margens e assoreamento.
Esta é a mesma tecnologia que, no passado, foi usada, em parte e com muito sucesso, para a recuperação dos afluentes do Rio Tâmisa, em Londres e que agora está sendo testada e adaptada à realidade ambiental e climática brasileira. Leia mais sobre o projeto ReNaturalize aqui).
Reportagem completa em vídeo, aqui.
Não é demais? O que falta então para começarmos a recuperar muitos de nossos rios e ver para ver vida neles renascer?
RIO SÃO FRANCISCO – A EXTINÇÃO DA CAATINGA (ESTUDO)
BIOMATRIX: COMO DESPOLUIR UM RIO GASTANDO POUCO
ESTUDO REVELA COMO AS CIDADES CUIDAM DE SEUS RIOS
Categorias: Ambiente, Informar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER